7 dicas para driblar a perda de memória durante a prova do Enem
Por EdiCase
Publicado em 30/11/2025 13:24:57O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos vestibulares mais importantes do Brasil e representa um dos momentos mais cruciais na vida de muitos estudantes. No entanto, o estresse, a ansiedade e o medo podem comprometer o desempenho, levando até à perda de memória durante a prova.
Mirthis Czubka De Abreu, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que a memória tem um papel na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e presente, além de ajudar a garantir a continuidade do aprendizado.
“A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Ainda que seja para realizar uma prova, um sentimento levemente incômodo pode surgir: o medo. É normal ter certos receios neste momento, como a possibilidade de ter uma experiência negativa ou mesmo de não conseguir fazer uma boa prova”.
Mirthis Czubka De Abreu explica que ansiedade é uma das principais causas de perda de memória, “principalmente em jovens, pois diante desta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hiper vigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração. Assim, podendo haver uma perda de memória repentina em situações como realizar uma apresentação oral, ou, uma prova”, destaca.
preparação adequada e estratégias de gerenciamento de estresse, é possível enfrentar o exame com mais confiança e reduzir o risco de perda de memória durante a prova. Lembre-se de que o Enem é uma etapa importante em sua jornada educacional, mas não define seu futuro”, finaliza a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera.
Por Bianca Lodi Rieg