4 características do cachorro da raça foxhound americano
Por EdiCase
Publicado em 01/12/2025 11:21:20Originário dos Estados Unidos, o foxhound americano foi desenvolvido com o objetivo de caçar em matilhas, principalmente raposas, exigindo resistência, agilidade e um olfato altamente preciso. A raça foi uma das primeiras registradas pelo American Kennel Club (AKC), em 1886. Porém, o reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI) aconteceu somente em 1979.
Apesar de suas raízes como cão de trabalho, o foxhound americano também pode ser um ótimo companheiro para tutores ativos e que apreciam atividades ao ar livre. A seguir, conheça algumas características dessa raça!
1. Aparência física
Conforme o padrão publicado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o foxhound americano apresenta uma estrutura física impressionante. É um cão de porte grande, com altura entre 56 e 63,5 cm nos machos e entre 53 e 61 cm nas fêmeas.
A cabeça é longa, com crânio largo e bem desenvolvido, focinho quadrado e olhos grandes de expressão doce. As orelhas são longas, finas e tocam a ponta do nariz quando esticadas, conferindo-lhe uma aparência clássica de cão farejador.
O corpo é musculoso, com peito profundo e costelas bem arqueadas. A pelagem é de textura dura, curta e rente ao corpo, típica dos cães de caça, e pode ser de qualquer cor, conforme aceito pelo padrão da CBKC.
adestramento deve ser baseado em reforço positivo, com sessões curtas e motivadoras. Com paciência, é possível ensinar comandos básicos, estimular a obediência e controlar o instinto de perseguição — algo muito presente na raça.
A socialização precoce é igualmente importante. Ao ser exposto desde filhote a diferentes sons, pessoas e situações, desenvolve um comportamento mais adaptado à vida em família e à convivência com outros animais.