Edicase

Queimadura de sol: 7 dicas para proteger a sua pele

Por Edicase

Publicado em 01/12/2025 16:19:53
Cuidados simples ajudam a proteger a pele de queimaduras de sol (Imagem: fast-stock | Shutterstock)

O verão é sinônimo de sol, praia e piscina, mas também de maior exposição aos raios ultravioletas, que representam um risco direto para a saúde da pele. Quando a radiação é intensa e contínua, ela causa queimaduras, favorece o surgimento de manchas e contribui para o envelhecimento precoce, já que danifica as fibras de colágeno e elastina.

Para a biomédica Elisângela Ribeiro, adotar hábitos de proteção é essencial não apenas para a estética, mas para a saúde a longo prazo. “A queimadura solar não é apenas dolorosa; ela causa danos profundos à pele e aumenta o risco de câncer [de pele]. A prevenção deve ser diária, mesmo em dias nublados ou curtos períodos de exposição”, alerta.

A seguir, a especialista lista 7 dicas essenciais para proteger a pele durante o verão. Confira!

1. Use protetor solar todos os dias

Escolha um protetor com FPS mínimo 30 e amplo espectro (UVA e UVB). “Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição [ao sol] e reaplicar a cada duas horas ou após banho e suor intenso é fundamental”, orienta Elisângela Ribeiro.

hidratantes ou géis calmantes à base de aloe vera para reduzir vermelhidão e desconforto na pele. “Evite produtos com álcool ou fragrâncias fortes, que podem irritar ainda mais a pele”, indica a biomédica.

Os cuidados com a pele devem ser redobrados nessa época do ano, especialmente durante os horários de maior incidência solar. “O verão deve ser sinônimo de bem-estar, não de queimaduras. Com cuidados simples e consistentes, é possível aproveitar o sol sem prejudicar a saúde da pele”, finaliza Elisângela Ribeiro.

Por Sarah Monteiro 

  • Mais sobre: