Detox digital: 5 dicas para se desconectar e cuidar do cérebro
Por Edicase
Publicado em 01/12/2025 17:03:53Cada vez mais pessoas estão optando por se afastar temporariamente, ou até de forma definitiva, das redes sociais. O movimento, que ganhou força nos últimos meses, não é apenas uma tendência, mas reflexo de um esgotamento real provocado pela hiperconectividade. Em média, os brasileiros passam 9 horas e 13 minutos por dia na internet, segundo o Relatório Digital 2024, produzido pela We Are Social.
“Esse movimento ajuda na saúde mental e neurológica, porque faz uma limpeza desse hiperestímulo do circuito de dopamina e permite uma volta ao tempo analógico. As pessoas finalmente estão percebendo o quanto essa vida mergulhada na tecnologia satura, estressa e desgasta”, explica o neurologista Dr. Frederico Mennucci de Haidar Jorge, do Hospital Santa Catarina – Paulista.
Estudos confirmam os efeitos positivos de reduzir o tempo de tela. A pesquisa “Smartphone screen time reduction improves mental health: a randomized controlled trial”, publicada em 2025 na revista BMC Medicine, mostrou que limitar o uso de smartphones a duas horas por dia durante três semanas melhorou significativamente o bem-estar, o sono e reduziu sintomas depressivos e de estresse.
detox digital propõe uma nova forma de relação com o mundo virtual, uma reconciliação entre o tempo online e o tempo real. Reaprender a se desconectar, ainda que por algumas horas ao dia, pode ser o primeiro passo para reconquistar foco, tranquilidade e qualidade de vida. Longe de ser um luxo, a prática é uma forma moderna e necessária de higiene mental.
Por Nadja Cortes