Edicase

Cerrado e COP30: veja como esses assuntos podem aparecer nas provas

Por EdiCase

Publicado em 02/12/2025 14:26:07
Entender o papel do Cerrado no equilíbrio ecológico é um diferencial para quem busca bons resultados no Enem e vestibulares (Imagem: Pheelings media | Shutterstock)

Mesmo em diferentes provas, o Cerrado é um tema essencial para quem estuda Ciências Biológicas e áreas afins. Segundo maior bioma do Brasil, ele é fundamental para o equilíbrio ambiental do país, mas pesquisadores destacam que ainda recebe pouca atenção nas políticas públicas e nos debates globais sobre o clima.

Com a prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcada para o dia 16 de novembro e com a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) acontecendo, esse é um assunto que vale a pena revisar e se preparar para uma boa prova!

O bioma ocupa cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase um quarto de todo o território brasileiro. Ele só perde em tamanho para a Amazônia e está em todas as regiões brasileiras, nestes em 12 estados: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (Centro-oeste), Minas Gerais, São Paulo (Sudeste), Bahia, Piauí, Maranhão (Nordeste), Rondônia, Pará (Norte), Paraná (Sul) e no Distrito Federal.

A seguir, os especialistas da Rede Biota Cerrado, Guarino Colli, do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador da Rede Biota Cerrado; Maria Julia Martins, diretora da UnB Cerrado e formada em Ciências Biológicas; Sula Salani, professora da UnDF e parte da equipe do Laboratório dos Bentos – UnB; e Dione Moura, jornalista ambiental, explicam a relevância do Cerrado e da COP30. Confira!

1. Coração hídrico do Brasil

O Cerrado é chamado de “berço das águas”, por abrigar as principais bacias hidrográficas do país, garantindo água para milhões de pessoas. O bioma também é conhecido por ser uma floresta invertida, porque as raízes de suas árvores são profundas, passando de 20 metros abaixo do solo. Isso ajuda a captar a água do lençol freático e resistir no período seco. A degradação dele ameaça o abastecimento urbano, a agricultura e a geração de energia.

temas que serão debatidos: adaptação e mitigação climática, bioeconomia, soluções baseadas na natureza, entre outros.

É um assunto relevante para quem estuda atualidades e questões ambientais, pois pode ter questões no Enem, em concursos públicos e nas pautas internacionais.

Por Tayanne Silva e revisado pela Sula Salani

  • Mais sobre: