Mais Lidas

Som na caixa e dinheiro no caixa

Em alta, setor de produção de eventos ganha destaque em todas as regiões da cidade

Pipoca Festival foi um dos eventos produzidos pela Mostarda este ano. Expectativa da empresa é crescer 20% em 2019
Pipoca Festival foi um dos eventos produzidos pela Mostarda este ano. Expectativa da empresa é crescer 20% em 2019 -

O setor de produção de eventos é um dos poucos que seguem com um balanço positivo. Levantamento da CWT Meetings & Events, empresa de pesquisa de mercado, aponta que a demanda por festas e shows deve aumentar cerca de 10% no país em 2019. Só no ano passado, o ramo arrecadou cerca de R$ 200 bilhões, de acordo com a Associação de Empresas e Eventos. No estado do Rio, as iniciativas movimentaram R$ 5,9 bilhões de janeiro a abril deste ano, segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério da Cultura. Foram 22 eventos, incluindo atividades culturais, esportivas, Carnaval e Réveillon. Ao todo, serão mais de 150 eventos oficiais neste ano, que devem gerar cerca de 351 mil empregos.

Mas não são apenas eventos de grande porte que prosperam no Rio. Em Guadalupe, na Zona Norte da cidade, um grupo de amigos criou a Cúpula, produtora especializada em eventos culturais. A ideia deu tão certo que donos de bares estão contratando a empresa para formular os eventos e atrair clientes. Acostumados a produzir as batalhas de rimas, João Victor Baptista e outros cinco produtores apostaram no hobby para driblar a falta de dinheiro. "O que nos motiva é o sonho de cada um. Nossa forma de trabalhar é puxando o artista local, mostrando que no nosso bairro temos grandes talentos", diz João Victor, também conhecido como Big.

Terceirização

Enderson é um dos comerciantes que contratou o serviço da Cúpula. "Além de eliminar custos com equipamentos e artistas, ficamos livres para dar total atenção aos clientes", diz o responsável pelo bar Cariocando. Um dos artistas que se apresentam nos eventos da produtora é o DJ Marjan, que também é morador da região. "É uma excelente proposta. Além de conectar os artistas aos empresários, também proporciona a geração de renda local. É muito importante que nossa arte seja reconhecida pelos comerciantes e tratada de maneira profissional", argumenta o DJ.

Comentários