Mais Lidas

Futuro incerto do Sine Fácil

Fim do Ministério do Trabalho causa dúvida sobre continuidade do app

Aplicativo já teve mais de 2 milhões de downloads
Aplicativo já teve mais de 2 milhões de downloads -

O possível fim do Ministério do Trabalho, anunciado na quarta pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), criou um clima de incerteza em relação à continuidade de programas da pasta, que deve ser incorporada a outro ministério em 2019. Entre eles, o aplicativo Sine Fácil, que conecta candidatos a trabalhadores. Instalado por 2 milhões de internautas, o dispositivo lançado em maio de 2017 encaminhou mais de 840 mil trabalhadores para seleções de emprego no país.

Na plataforma, o empregador cadastra vagas, consulta o banco de candidatos e marca entrevistas. Segundo especialistas, o uso desse tipo de tecnologia é uma realidade sem volta. Sonia Garcia, que atua no setor de RH, acredita na continuidade da plataforma. "O aplicativo pode passar por adaptações, mas não há motivos para a interrupção. Hoje, as coisas se resolvem pela internet".

Rodrigo Bicalho, CEO RH FAST, aplicativo que também conecta profissionais a vagas, critica a ferramenta do governo federal. Segundo ele, há iniciativas do tipo oferecidas pelas empresas. "O modelo do Sine já se encontra obsoleto. O RH das empresas já possui acesso direto a novas tecnologias que otimizam o processo de busca de candidatos", avalia.

Entretanto, a incerteza gera preocupação em quem procura de emprego. É o caso de Jorge Leal, de 43 anos, desempregado há 4 meses. "Procurar emprego não é barato. Você passa o dia rodando. Tem que comer, pagar passagem. Esses aplicativos ajudam a economizar o que não temos, além de aumentar as chances de conseguir um trabalho", analisa.