Mais Lidas

Porta de entrada

Jovem Aprendiz ajuda a driblar dificuldades para entrar no mercado de trabalho

A dificuldade enfrentada pelos jovens brasileiros que buscam o primeiro emprego vem sendo driblada graças ao programa Jovem Aprendiz. Segundo dados levantados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de 2018, mais de 40 mil pessoas com idades entre 14 a 24 anos ingressaram no mercado de trabalho no estado do Rio de Janeiro graças ao programa. A Rais é um documento de preenchimento obrigatório pelas empresas, com informações sobre os empregados.

É a situação de Daniel Souza de Jesus, 18 anos, aprendiz na área administrativa. "Na empresa em que trabalho, é costume ajudar quem procura o primeiro emprego, assim como foi comigo", conta.

Para ter a mesma oportunidade que Daniel, o jovem deve estar estudando. "Assim, o interessado deve procurar uma instituição que possua a necessária qualificação para oferecer os programas", explica Paulo Pimenta, Superintendente do CIEE-Rio.

Conquistar uma vaga como Jovem Aprendiz não é nenhum bicho de sete cabeças, conforme explica Paulo Pimenta: "como se trata de um primeiro contato com o mercado de trabalho, não há necessidade de demonstrar competências". Pimenta complementa afirmando que, durante o curso de capacitação, o jovem receberá todas as informações necessárias para se sair bem.

O objetivo é "propiciar uma experiência profissional, que é também uma oportunidade de se qualificar", comenta Diego Santos, analista de projetos especiais da Firjan Sesi. "Tenho bastante oportunidade para aprender muito. Isso me agregou conhecimento e acredito que com essa experiência eu vou ter mais facilidade para achar estágios", afirma Daniel.