• Siga o Meia-Hora nas redes!

Voc� precisa dormir!

dormir dormindo sono
dormir dormindo sono - banco de imagens

N�s, brasileiros, estamos dormindo cada vez menos. Dormimos pouco e mal. Tamb�m n�o � para menos, n�, amigos? Quem n�o perde o sono com tantos afazeres, preocupa��es e contas? � de se esperar que com a correria do dia a dia n�o sobre tempo para descansar, mas n�o podemos achar isso bom ou normal.

J� pensou no mal que fazem umas horinhas a menos na cama? � um pesadelo! Ficamos de lombeira o dia inteiro, querendo nos jogar em qualquer canto e tirar uma pestana. Uma noite bem dormida � muito importante para a restaura��o do corpo e do c�rebro. A priva��o do sono provoca altera��es do humor e do metabolismo, ganho de peso, diabetes e problemas card�acos. Vai brincando! Al�m de cansados, ainda podemos ficar doentes e gordinhos. Isso sem falar na perda de mem�ria e na dificuldade de concentra��o.

Uma pesquisa americana apontou que nosso sono � o terceiro pior do mundo. N�o tem jeito, amigo: dormir mal influencia diretamente na nossa sa�de e no nosso humor e n�o podemos abrir m�o do nosso bem-estar. A necessidade de sono varia bastante, pode ser de 14 horas para um beb�, de 8 a 10 horas para crian�as e adolescentes, e ao menos de 7 horas para adultos. Um estudo do Instituto do Sono e da Universidade Federal de S�o Paulo apontou que os homens est�o dormindo, em m�dia, cerca de 20 minutos menos, e para as mulheres est� pior: elas est�o dormindo 40 minutos a menos do que 10 anos atr�s.

Eu n�o sou parente de morcego para trocar a noite pelo dia, mas confesso que muitas vezes tamb�m acabo dormindo menos do que gostaria. A verdade, amigos, � que dormir � preciso, e se voc� tem tido dificuldade para conseguir pegar no sono vale a pena consultar um m�dico para entender melhor o que est� acontecendo com o seu organismo.

T� falado!

Coment�rios

Mais not�cias