• Siga o Meia-Hora nas redes!

Você precisa dormir!

dormir dormindo sono
dormir dormindo sono - banco de imagens

Nós, brasileiros, estamos dormindo cada vez menos. Dormimos pouco e mal. Também não é para menos, né, amigos? Quem não perde o sono com tantos afazeres, preocupações e contas? É de se esperar que com a correria do dia a dia não sobre tempo para descansar, mas não podemos achar isso bom ou normal.

Já pensou no mal que fazem umas horinhas a menos na cama? É um pesadelo! Ficamos de lombeira o dia inteiro, querendo nos jogar em qualquer canto e tirar uma pestana. Uma noite bem dormida é muito importante para a restauração do corpo e do cérebro. A privação do sono provoca alterações do humor e do metabolismo, ganho de peso, diabetes e problemas cardíacos. Vai brincando! Além de cansados, ainda podemos ficar doentes e gordinhos. Isso sem falar na perda de memória e na dificuldade de concentração.

Uma pesquisa americana apontou que nosso sono é o terceiro pior do mundo. Não tem jeito, amigo: dormir mal influencia diretamente na nossa saúde e no nosso humor e não podemos abrir mão do nosso bem-estar. A necessidade de sono varia bastante, pode ser de 14 horas para um bebê, de 8 a 10 horas para crianças e adolescentes, e ao menos de 7 horas para adultos. Um estudo do Instituto do Sono e da Universidade Federal de São Paulo apontou que os homens estão dormindo, em média, cerca de 20 minutos menos, e para as mulheres está pior: elas estão dormindo 40 minutos a menos do que 10 anos atrás.

Eu não sou parente de morcego para trocar a noite pelo dia, mas confesso que muitas vezes também acabo dormindo menos do que gostaria. A verdade, amigos, é que dormir é preciso, e se você tem tido dificuldade para conseguir pegar no sono vale a pena consultar um médico para entender melhor o que está acontecendo com o seu organismo.

Tá falado!

Comentários

Mais notícias