Mais Lidas

Que praga!

livros velhos
livros velhos -

Hoje vou falar sobre uma das pragas caseiras mais comuns: a traça! Fala a verdade, é ou não é mega desagradável encontrar esses bichos em casa? A traça está presente o ano todo, principalmente em regiões com inverno menos rigoroso e com temperaturas mais quentes, como é o caso do nosso Rio de Janeiro. Azar o nosso! Elas costumam ficar no guarda-roupa, em livros ou até em alimentos. Aqui ou ali, elas são pequenas e discretas, mas uma verdadeira dor de cabeça. No início, elas parecem inofensivas, mas com o tempo começam a ir tomando os móveis, paredes e, quando você percebe, o estrago está feito. Pequenos furos em tecidos e manchas amareladas e escuras são um dos sinais de que há uma infestação.

Manter os ambientes limpos é a melhor dica para evitar a presença delas, pois vivem em lugares úmidos e pouco ventilados. Não guarde suas roupas em pilhas em um local escuro por muito tempo. Mantenha o hábito de tempos em tempos retirar suas roupas do armário e estender ao sol ou passar uma água na máquina de lavar. Já para eliminar traças de grãos é melhor verificar a data de validade dos pacotes guardados em casa há bastante tempo. Em alguns casos é possível ver os casulos grudados nos plásticos.

Quando for ao mercado, fique de olho se as embalagens possuem algum tipo de furo ou rasgo. Nesse caso, não as compre, pois podem ter sido infectadas pelas larvas. E, por último, para eliminar traças de livros é importante limpar a estante que eles ficam. Com uma certa frequência, retire os livros, abra suas páginas e passe um pano seco. Alguns métodos naturais circulam pela internet com o fim de afastar esses bichos, mas, caso seja tarde demais para prevenção, o ideal é pedir ajuda profissional especializada.

Fique atento, pois o produto mal aplicado ou de origem duvidosa pode potencializar a presença das traças. Tá falado!