Mais Lidas

Cuidado com o que come

sem agrotóxico
sem agrotóxico -

A onda agora é ser geração saúde! Todo mundo está cuidando mais de si, comendo muita fruta, cereais e verduras, se exercitando para ficar com o 'shape' sarado e com tudo em cima. Isso é muito legal, mas em meio à onda fitness tem uma coisa que pode fazer muito mal à sua saúde: o agrotóxico. Pois é, não adianta nada levar uma vida super saudável se os alimentos que consumimos estão fazendo tão mal para o nosso organismo. Para quem não sabe, os agrotóxicos estão em praticamente todo alimento que compramos no supermercado: frutas, verduras, carnes, leite e bebidas são alguns deles.

Mas o papo fica mais sério, já que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Todo ano consumimos o equivalente a mais de 7 litros de agrotóxicos por pessoa. Em alguns estados, o bagulho é mais doido e chega a 8,7 litros de agrotóxicos por pessoa. Um perigo!

Se liga nessa: de acordo com pesquisas desenvolvidas por órgãos como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os agrotóxicos em alta quantidade podem causar diversas doenças, entre elas problemas neurológicos, motores e mentais, distúrbios de comportamento, problemas na produção de hormônios sexuais, infertilidade, puberdade precoce, má formação fetal, aborto, doença de Parkinson e câncer de diversos tipos.

E só a lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas não são capazes de eliminar tudo. Infelizmente, nos grandes centros é impossível que todo mundo tenha a sua própria horta em casa. Por isso, os especialistas dão a dica: a melhor solução é optar por alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos. A saúde de sua família agradece. E tá falado!