Mais Lidas

Xixi na cama

criança dormindo
criança dormindo -

São sete da manhã. Você já levantou, tomou banho, preparou o café e vai ao quarto do seu filho acordá-lo para mais um dia. E aí vem o grande suspense: será que vou encontrar o colchão seco? Quem tem criança em casa se identificou com essa história, não é?

É muito comum os pais aguardarem ansiosamente o dia em que os filhos vão parar de fazer xixi na cama, mas a verdade é que muitos pimpolhos de 6 anos ou mais ainda passam por essa situação. Nesses casos, o que antes era normal merece atenção, já que, mais do que colchões molhados, a autoestima do seu filho sofre muito.

Crianças nessa idade ficam com muita vergonha de avisar aos pais, colocar fralda e dormir na casa de um parente ou amigo, por exemplo. Por isso, quando todas as estratégias para contornar o problema fracassarem, o ideal é procurar um pediatra para saber o motivo do xixi durante o sono.

Além de fazer vários exames, ele poderá indicar o uso de um pequeno alarme que é colocado dentro da calcinha ou cueca, que possui um sensor de umidade, e assim, quando saem às primeiras gotas, o alarme toca e a criança tem tempo de fazer xixi no banheiro. Essa é uma das estratégias que tem mais resultados. Em caso de bexiga hiperativa, o pediatra pode receitar remédios anticolinérgicos porque eles reduzem a produção de urina e acalmam a bexiga.

Outra coisa: é muito importante levar a criança ao banheiro antes de deitar e logo ao acordar. E sempre que ele conseguir se controlar, valorize. Faça festa, abrace, dê um sorvete ou crie adesivos de estrela e cole em um calendário de "dias secos". Isso vai fazê-lo ficar cada vez mais confiante. Ajudem seus filhos!

Tá falado!