Meditação para ansiedade: benefícios e como fazer
Por Personare
Publicado às 28/11/2023 09:02:27A meditação para ansiedade é um hábito necessário. Afinal, a ansiedade é um mal da nossa sociedade moderna. Estamos sempre num tempo e num espaço que não é o agora. Imaginamos, planejamos, arquitetamos e até tentamos adivinhar ansiosamente o futuro, mas nestes moldes nem sempre as coisas saem como esperamos.
A maioria de nós esqueceu que o futuro depende apenas de como estamos vivendo nosso presente.
Não percebemos nem as oportunidades que se apresentam, por pura distração ou falta de presença. É por esta razão que a prática da meditação para ansiedade pode ajudar muito. Você está disposto a tentar?
Neste texto, te explico por que você deveria a seguir.
Desde já, te convido a experimentar a meditação guiada para ansiedade abaixo:
Como surge a ansiedade
A palavra ansiedade tem origem do termo grego anshein, que significa “estrangular, sufocar, oprimir”. Se tem esse significado, como manter esse comportamento pode ser bom para nós?
Reveja seus pensamentos, ações e reclamações. É porque a agitação de nossos afazeres nos deixa muito ligados aos resultados. Principalmente quando se trata de trabalho.
Pois bem, e se eu te disser que isso é uma cilada produzida pela sua mente desgovernada, apoiada pelas exigências que a revolução industrial nos trouxe?
Atendo muitas pessoas que mesmo dispostas a mudar o padrão, ainda se debatem com egos resistentes a mudanças de comportamentos. Se empenhe em controlar sua mente. Não é fácil, mas é absolutamente possível.
A realidade, agora de forma bem objetiva, é a única coisa que existe. Os pensamentos subjetivos refletem nossos hábitos.
E é neste momento do agora que você deve investir em permanecer. Pois se estiver atento neste espaço e neste tempo, ficará naturalmente sem a influência emocional do já conhecido.
Passamos boa parte de nossa vida perdendo tempo imaginando como será, como queremos que seja, o que o outro pensará… puro jogo de adivinhação.
Viver pensando no futuro é a maneira segura que nosso inconsciente achou para tentar se manter no controle ilusório, por isso nos causa ansiedade.
Como a meditação age contra a ansiedade
A meditação – ou simplesmente tentar estar mais atento aos pensamentos – pode nos trazer muitos benefícios quando se trata de ansiedade. Ao perceber quais pensamentos e sentimentos estão sendo gerados, temos a real oportunidade de mudar nossa realidade.
Só podemos escolher o que estamos vivendo com a consciência ativada. Exemplo prático:
- Se eu tenho um problema para resolver e percebo que a situação ativou minha crença de que não sou merecedora de ter paz e alegria.
- Ao estar treinada na meditação, percebo a armadilha conhecida e escolho pensar corretamente.
- Eu sou merecedora e eu escolho que as situações sejam diferentes agora.
- Promovo, assim, uma sensação agradável e fico mais equilibrada para resolver tudo com discernimento.
E é principalmente nesse sentido que entra a prática da meditação: é com ela que eu posso contar no momento em que meu sistema nervoso é acionado quando tenho um desafio na vida.
Benefícios da meditação para ansiedade
A prática da meditação gradualmente vai promovendo em nossa mente um bem-estar que acaba se estendendo ao sistema nervoso central e, consequentemente, ao corpo como um todo.
Com o treino de silenciar ou observar o momento da agora, os medos e a ansiedade vão sendo amenizados e substituídos por equilíbrio, segurança e discernimento.
Ou seja, esta prática traz inúmeros benefícios para as pessoas ansiosas, tais como:
- Minimiza a preocupação excessiva
- Elimina medos e até pânico
- Ressignifica o sentimento de tragédias e dramas iminentes
- Melhora o controle da respiração correta e tranquila
- Melhora a qualidade do sono
- Traz maior concentração, evitando pensamentos indesejáveis e mente confusa e acelerada
- Traz mais tranquilidade e equilíbrio no comportamento em geral
E não para por aí. A meditação guiada para ansiedade e relaxamento vai desencadeando benefícios, e um vai puxando o outro, nos tornando pessoas melhores e mais equilibradas em todos os sentidos.