O que são astros e qual o significado na Astrologia
Por Personare
Publicado às 21/09/2024 09:53:00Na Astronomia, astro é o nome dado aos corpos celestes que orbitam no espaço. No entanto, para a Astrologia, os astros possuem o mesmo significado que os planetas.
Aliás, o conceito de planeta também é diferente para ambos os conhecimentos. Na Astrologia, o Sol e a Lua também são considerados planetas. Portanto, no total, os astrólogos modernos consideram 10 astros para analisar previsões e Mapas Astrais.
São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Enquanto a Astronomia se ocupa da física dos corpos celestes, a Astrologia se ocupa da atribuição de sentidos simbólicos ao posicionamento destes corpos.
Para um astrônomo, o fato de a Lua transitar pelo signo de Câncer não significa nada além de um fato físico. Já para o astrólogo, este mesmo fato físico possui um simbolismo.
Aqui, te explicamos melhor o que são astros e qual o significado na Astrologia.
Origem dos astros
Antigamente, a observação dos astros era uma prática comum entre diversas civilizações. Por esse motivo, os estudos relacionados aos astros e à Astrologia confundiam-se.
Embora ainda existam pontos de interseção entre os dois estudos, hoje cada um tem um foco específico.
Como ponto de interseção entre a Astrologia e a Astronomia, destacamos o fato de que ambos os saberes se ocupam da identificação precisa da posição de corpos celestes.
A Astrologia se vale da aplicação da mecânica celeste para calcular a exata posição em que um dado corpo celeste está no momento de um nascimento.
O que são astros
Independentemente do contexto em que são analisados, tanto em um Mapa Astral quanto em um trânsito astrológico, os astros possuem significados semelhantes. O que mudará é a interpretação.
No Mapa Astral, que é uma análise fixa de cada pessoa, o planeta representa representa potenciais e características específicas da nossa personalidade.
Já num trânsito astrológico, que é análise dos movimentos dos planetas no Céu em relação ao Mapa de nascimento, portanto, está em constante mudança, o planeta intensifica um aspecto da nossa vida naquele momento.
Veja o exemplo é Marte:
- Em um Mapa, Marte representa a forma de agir e o tipo de energia. Por isso, quem tem Marte em Peixes, por exemplo, tende a ter uma atitude mais branda do que tem em Áries.
- Em um trânsito astrológico, o planeta sinaliza confrontos iminentes ou carga de energia e motivação. Por exemplo, quando Marte está em Gêmeos, temos uma energia mais mental.
Os trânsitos dos planetas no signos que ocorrem na nossa vida só podem ser vistos no Horóscopo Personalizado, pois levam em consideração a hora e a cidade do nascimento.
Significado dos astros no Mapa Astral e no Horóscopo
Veja, abaixo, o que significa cada planeta, tanto em um mapa quanto em trânsito:
Sol: a essência pessoal
- No mapa, aponta onde pode haver chance de brilho e destaque. Rege figuras masculinas, pai.
- Em trânsito, sugere que estes assuntos ganhem evidência na vida da pessoa. O ego está envolvido, de maneira positiva ou negativa.
Veja mais sobre o signo e a casa do seu Sol no Mapa Astral
Lua: as emoções
- No Mapa, está ligada à maneira de sentir e lidar com emoções e tudo aquilo que tem um viés emocional. Também rege figuras femininas, mãe.
- Em trânsito, indica que a sensibilidade está voltada para estes assuntos. A emoção está envolvida, de maneira positiva ou negativa.