Mais Lidas

Aluguel online no verão

Locação por temporada em plataformas da internet gera polêmica em condomínios

Vizinhos e síndicos 
se queixam de 
falta de segurança
Vizinhos e síndicos se queixam de falta de segurança -

Com a chegada do verão, o número de pessoas que procuram por locações de imóveis em plataformas online cresce. Entretanto, o assunto divide opiniões. Por um lado, moradores defendem seu direito à propriedade. Por outro, vizinhos e até síndicos reclamam dessa modalidade do mercado nos condomínios. Na lista de reclamações, há a questão da falta de segurança, alta rotatividade de pessoas circulando nos corredores do condomínio residencial e falta de treinamento dos funcionários.

Luis Guilherme Russo, diretor de uma imobiliária, aconselha o proprietário a verificar a convenção condominial para saber se já existe alguma definição sobre a permissão para a utilização dessa modalidade de locação por hospedagem. "Caso algum moradora queira regulamentar internamente a prática, a decisão deve ser tomada em assembleia e registrada no regimento do condomínio", explica o advogado Luis Guilherme Russo, diretor da Irigon Administradora Imobiliária.

Dicas de segurança

Para colocar em prática dicas de segurança, é indicado que os proprietários informem ao condomínio os dados completos do hóspede, documentação, tempo de hospedagem e entregar aos hóspedes as regras do condomínio, inclusive com tradução para o caso de estrangeiros. "Em casos de descumprimento das regras, o proprietário deve resolver imediatamente o conflito", explica Anna Carolina Chazan, gerente de gestão predial.