Mais Lidas

Previsão orçamentária

Síndicos e administradoras já devem ficar atentos às despesas previstas para 2019

Síndico profissional, Yuri Vicente já começou a fazer levantamentos para reduzir contratos: planejamento é fundamental
Síndico profissional, Yuri Vicente já começou a fazer levantamentos para reduzir contratos: planejamento é fundamental -

Nessa época do ano, os condomínios já começam a se organizar para a previsão orçamentária, essencial para determinar o valor da cota condominial. Esse planejamento financeiro precisa ser tratado com muita importância e elaborado com cuidado pelos síndicos e administradoras de edifícios.

"A previsão orçamentária serve como um planejamento das atividades financeiras do condomínio. Nesse planejamento, é definido o destino de recursos financeiros para estabelecer um valor fixo, geralmente obtido mediante a aplicação de percentual sobre as despesas em determinado período", explica a consultora condominial Simone Ramos.

Orçamento definido por voto

Para estabelecer a previsão orçamentária, ela deve ser aprovada na Assembleia Geral Ordinária, realizada anualmente nos condomínios. Porém, caso o empreendimento esteja com desequilíbrio financeiro, o assunto pode ser tratado em uma Assembleia Geral Extraordinária, em qualquer época do ano. O orçamento é definido pelo voto da maioria dos presentes.

Yuri Vicente, síndico profissional de um condomínio no Recreio, Zona Oeste do Rio, ressalta que o planejamento orçamentário fundamental para o sucesso de uma gestão condominial. Sem isso, a verba destinada para os gastos pode ser comprometida. "Em dezembro deste ano, já começamos a realizar alguns levantamentos e a conversar com fornecedores para reduzir contratos", explica.