Mais Lidas

Pior que a embriaguez

Traje feito pela Ford simula efeitos do sono na direção

Traje do sono
Traje do sono -

Todo mundo sabe que é perigoso beber e dirigir. Mas estudos mostram que os riscos de guiar cansado também são muito altos, e se assemelham aos de quem conduz o veículo alcoolizado. Para alertar os motoristas sobre o risco, a Ford desenvolveu um traje que permite aos usuários experimentar os efeitos que o sono pode causar.

"Quem dirige cansado corre o risco de guiar como um zumbi, tornando-se um perigo para si mesmo, para os passageiros e todos que estiverem ao redor", afirma o Dr. Gundolf Meyer-Hentschel, CEO do Instituto Meyer-Hentschel, na Alemanha, que participou do desenvolvimento do traje.

A roupa criada conta com óculos especiais que simulam o funcionamento do cérebro em situação de exaustão extrema, incluindo pequenos cochilos, que podem ter duração de dez segundos ou mais. Segundo a marca, o tempo é o suficiente para percorrer dezenas de metros às escuras.

Além disso, há um boné, um colete e pesos nos braços e tornozelos, totalizando mais de 18 quilos adicionais. Tudo para demonstrar o grau de limitação dos motoristas cansados.

Segundo a Ford, o objetivo do traje do sono é conscientizar os motoristas, principalmente os jovens. Nos Estados Unidos, a maioria dos acidentes originados por exaustão ao volante é causada por motoristas com menos de 25 anos.

De acordo com pesquisa feita pela Comissão Europeia, a fadiga é a causa de um em cada cinco acidentes de trânsito. Segundo especialistas, permanecer acordado por períodos superiores a 18 horas pode ser mais prejudicial para a direção que beber.

Traje do sono Divulgação
Sistema criado simula desligamento do cérebro e aumento do peso corporal por exaustão extrema Divulgação