A nova geração do Chevrolet Prisma foi exibida para a imprensa chinesa, onde o compacto é conhecido como Onix Sedan. O modelo ficará maior, mais elegante e próximo do sedã médio Cruze, apostando em faróis menores e a nova grade frontal com acabamento escurecido. Sua semelhança ao irmão Monza, exclusivo para o mercado asiático, também chama atenção.
O modelo já está sendo testado no Brasil há alguns meses e a estreia deverá acontecer no segundo semestre deste ano, ao lado do irmão Onix, que também está em etapas avançadas do projeto. A plataforma GEM do Chevrolet Prisma é o primeiro fruto da parceria com a montadora chinesa SAIC, braço da GM na China, e equipará outros modelos da marca em todo o mundo, incluindo os vendidos no Brasil.
Ao menos na China, o novo Chevrolet Prisma tem 4,47 metros de comprimento e 2,61 de distância entre eixos. Isso mostra reposicionamento do modelo, que sai da categoria dos sedãs de entrada para ocupar o lugar de status na linha da Chevrolet. Este é um dos motivos pelos quais a GM também poderá manter o modelo atual como uma versão Joy mais em conta, da mesma forma que já ocorreu com Gol e Palio no passado, quando duas gerações coexistiram no mercado.
Entre as novidades da nova geração do Prisma também se destacam os novos motores que vão sair da fábrica de Joinville (SC) a partir do terceiro trimestre de 2019. Entre os quais estará o 1.0, de três cilindros, que segue o projeto da Opel, marca alemã que era da GM e agora faz parte da Peugeot-Citroën. A novidade promete ser mais eficiente e moderna que o atual, uma vez que a linha Onix e Prisma tem alguns entre os motores mais defasados do mercado brasileiro.Vale dizer que o modelo chinês é equipado com 1.0 turbo, de três cilindros, capaz de render 116 cavalos e 1.3, que também deverá ser tricilíndrico, mas aspirado, de 103 cavalos.