Mais Lidas

Ford Mustang faz 55 anos; vídeo

Pelo quarto ano consecutivo, o modelo é o cupé esportivo mais vendido do mundo

Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades do Mustang
Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades do Mustang -

Rio - A idade pode até ser um assunto espinhoso para alguns, mas tem quem tire vantagem da experiência que o tempo pode proporcionar. O Ford Mustang, que completa 55 anos nesta quarta-feira, é um desses exemplos. O quase sessentão comemora o aniversário e o quarto ano à frente dos cupés esportivos mais vendidos do mundos, com mais de com 113.066 unidades registradas em 2018.

No Brasil, o Mustang só chegou oficialmente no ano passado. A espera foi tão grande que logo que chegou o modelo tornou-se campeão absoluto dos carros esportivos, com perto de 1.000 unidades. Vendido na versão GT Premium, Mustang traz motor V8 5.0 que entrega 466 cv de potência e 56,7 quilos de torque. O propulsor é acoplado a uma transmissão de 10 marchas e a tração é traseira. O modelo chegou para competir com o Chevrolet Camaro, que reinava sozinho no país desde 2010. 

Em 2018 o Mustang foi comercializado em 146 países, segundo os dados globais de vendas da Ford, e conquistou mais 0,5 ponto percentual de participação global, passando a 15,4%. Esse resultado foi impulsionado em parte pela procura do novo Mustang Bullitt, que superou em 25% as previsões globais de vendas. Desde 2015, mais de 500.000 Mustangs de sexta geração foram vendidos em todo o mundo.

Rebeldia

O Mustang traz no seu emblema o "Wild Mustang", um cavalo selvagem que corre na direção oposta dos que competem nos hipódromos. A ideia do emblema, segundo a marca, era refletir o espírito jovem e rebelde da década de 1960, quando ele foi lançado. O primeiro Mustang foi lançado em 17 de abril de 1964.

Sucesso instantâneo desde o lançamento, o "pony car" tornou-se um ícone de liberdade e alegria de dirigir, imortalizado no cinema, na arte e na cultura de todo o mundo.

Confira a evolução do "pony car":

Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades do Mustang fotos Divulgação
Ford Mustang chegou para superar o concorrente Camaro Divulgação
teste - não tratar Reprodução Internet