Mais Lidas

Bebem quase nada

O MEIA HORA lista sete carros que dão um show no quesito consumo de combustível

O consumo de combustível é um dos critérios mais importantes quando o assunto é a aquisição de um carro. Seja ele zero quilômetro, seminovo ou usado, para não terminar o mês gastando mais na bomba, o jeito é pesquisar bastante. Tal parâmetro é ainda mais importante para os motoristas que têm o carro como ferramenta de trabalho.

Para ajudar nessa tarefa, o MEIA HORA elaborou uma lista com os cinco carros compactos mais e econômicos que podem ser utilizados para o transporte de passageiros. A lista considera o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão realiza a avaliação do consumo e eficiência energética de todos os carros homologados para circular no país e os classifica usando letras de A a E, sendo a letra 'A' para os mais econômicos.

Como a questão do preço do também é relevante na hora de escolher um carro, seja para alugar ou até mesmo comprar, consideramos apenas os sedãs e hatchs compactos até R$ 60 mil.

O primeiro da lista é, hoje, o terceiro carro mais vendido do país. Trata-se do Renault Kwid. Vendido em quatro versões (Life, Zen, Intense e Outsider) e pesando apenas 786 kg, o subcompacto equipado com motor 1.0 aspirado de 70 cv e 9,8 kgfm é o mais econômico da lista.

De acordo com o instituto, o modelo traz consumo de 10,3 (cidade) e 10,8 km/l (estrada), quando abastecido com etanol e 14,9 (c) e 15,6 km/l (estrada), se o combustível for gasolina. O problema do compacto está nas suas dimensões, principalmente no porta-malas. Se a intenção for a instalação de um kit GNV, é mais indicado partir para um sedã ou hatch de maior porte. Na versão Intense, opção mais em conta com central multimídia, o Kwid sai por R$ 42 mil.