• Siga o Meia-Hora nas redes!

M�xico prende traficante 'Z43'

EUA ofereciam R$ 15 mi por captura

Z43: elo com a Am�rica do Sul
Z43: elo com a Am�rica do Sul - Reprodu��o

Um dos mais temidos chef�es do tr�fico de drogas no M�xico, Jos� Mar�a Guiz�r Valencia, conhecido com 'Z43' e 'El Charly', foi capturado pela pol�cia no Centro da Cidade do M�xico, ontem. Z43, que tem dupla nacionalidade, mexicana e americana, era l�der do cartel Los Zetas, respons�vel por massacres no M�xico. O governo dos Estados Unidos oferecia recompensa de R$ 15 milh�es por sua captura.

A pol�cia informou que Z43 n�o ofereceu resist�ncia ao ser preso, em uma opera��o encabe�ada por soldados da Marinha, que o cercaram no bairro Roma, de classe alta, na capital mexicana. Al�m de tr�fico de drogas, Z43 � acusado tamb�m de tr�fico de armas e forma��o de quadrilha, al�m de v�rios crimes de sequestro e homic�dio.

Ainda segundo as autoridades, o bandido servia de elo entre traficantes da Am�rica do Sul e os EUA, sendo "respons�vel por uma onda de viol�ncia nos estados do sudeste" do M�xico, incluindo Chiapas e Veracruz, nos �ltimos anos.

A viol�ncia ligada ao narcotr�fico no M�xico j� matou 200 mil pessoas, desde 2006, quando o governo lan�ou uma pol�mica opera��o militar de combate �s drogas, segundo a ag�ncia France Presse (AFP). S� em 2017 foram 25.339 assassinatos.

Coment�rios