• Siga o Meia-Hora nas redes!

México prende traficante 'Z43'

EUA ofereciam R$ 15 mi por captura

Z43: elo com a América do Sul
Z43: elo com a América do Sul - Reprodução

Um dos mais temidos chefões do tráfico de drogas no México, José María Guizár Valencia, conhecido com 'Z43' e 'El Charly', foi capturado pela polícia no Centro da Cidade do México, ontem. Z43, que tem dupla nacionalidade, mexicana e americana, era líder do cartel Los Zetas, responsável por massacres no México. O governo dos Estados Unidos oferecia recompensa de R$ 15 milhões por sua captura.

A polícia informou que Z43 não ofereceu resistência ao ser preso, em uma operação encabeçada por soldados da Marinha, que o cercaram no bairro Roma, de classe alta, na capital mexicana. Além de tráfico de drogas, Z43 é acusado também de tráfico de armas e formação de quadrilha, além de vários crimes de sequestro e homicídio.

Ainda segundo as autoridades, o bandido servia de elo entre traficantes da América do Sul e os EUA, sendo "responsável por uma onda de violência nos estados do sudeste" do México, incluindo Chiapas e Veracruz, nos últimos anos.

A violência ligada ao narcotráfico no México já matou 200 mil pessoas, desde 2006, quando o governo lançou uma polêmica operação militar de combate às drogas, segundo a agência France Presse (AFP). Só em 2017 foram 25.339 assassinatos.

Comentários