• Siga o Meia-Hora nas redes!

Adeus a Winnie

Ex-mulher de Nelson Mandela morre aos 81 anos

Winnie em sua �ltima apari��o p�blica: 16 de dezembro de 2017
Winnie em sua �ltima apari��o p�blica: 16 de dezembro de 2017 - AFP

Winnie Mandela, ex-esposa do primeiro presidente negro da �frica do Sul, Nelson Mandela, morreu ontem, aos 81 anos, em decorr�ncia "de uma longa doen�a", em um hospital de Joanesburgo, anunciou um porta-voz de sua fam�lia. Winnie casou-se com Mandela em 1958 ela com 21 anos e ele, com 40 e o casal se divorciou em 1996.

"� com grande tristeza que informamos ao p�blico que a senhora Winnie Madikizela-Mandela faleceu no hospital Milkpark", declarou Victor Dlamini, em um comunicado.

Nelson Mandela foi presidente entre 1994 e 1999, e morreu aos 95 anos, em 5 de dezembro de 2013.

Indom�vel e carism�tica, Winnie Madikizela-Mandela tornou-se um importante rosto da luta contra o apartheid sistema de segrega��o racial na �frica do Sul ao assumir a bandeira de seu marido, que passou 27 anos preso pelo regime racista da minoria branca sul-africana. Ela sofreu muitas press�es, mas n�o se deixou intimidar. No entanto, em 1991, ela perdeu parte do apoio ao ser considerada culpada de cumplicidade no sequestro de um jovem ativista negro, Stompie Seipei, acusado de ser informante da pol�cia. Ela foi condenada a seis anos de pris�o, mas sua pena foi comutada para uma multa simples.

Nascida em 26 de setembro de 1936, na prov�ncia de Cabo Oriental, terra natal de Mandela, ela obteve diploma universit�rio em Servi�o Social, uma fa�anha para uma mulher negra, na �poca. Ela esteve casada por 36 anos com Mandela, mas a uni�o foi rapidamente prejudicada pela luta pol�tica de seu marido. "Nunca tivemos uma vida familiar, n�o pod�amos tirar Nelson de seu povo. A luta contra o apartheid e pela na��o vinha primeiro", escreveu ela em suas mem�rias.

Coment�rios

Mais not�cias