• Siga o Meia-Hora nas redes!

24 anos de pris�o

Ex-presidente da Coreia do Sul � condenada

Partid�rios da ex-presidente pedem sua liberta��o em Seul
Partid�rios da ex-presidente pedem sua liberta��o em Seul - AFP

A ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye, 66 anos, foi condenada ontem a 24 anos de pris�o por corrup��o e abuso de poder, ap�s dez meses de julgamento. Park foi destitu�da e presa em mar�o de 2017 por causa do esc�ndalo que revelou esquema de doa��es ilegais de grandes conglomerados em troca de favores pol�ticos.

O juiz Kim Se-yoon afirmou que Park for�ou as empresas sul-coreanas a pagar dezenas de milh�es de wones (moeda sul-coreana) a duas funda��es controladas por Choi Soon-sil, sua amiga �ntima. Segundo o juiz, Choi controlou as funda��es irregularmente. A amiga da ex-presidente foi condenada em fevereiro a 20 anos de pris�o pelo mesmo tribunal.

A promotoria pedia pena de 30 anos de pris�o. Durante o processo, Park boicotou audi�ncias acusando o tribunal de parcialidade. Em outubro, foi recusado o pedido de responder em liberdade, sob fian�a. Ela recebia visitas apenas dos dois advogados.

A queda da presidente ocorreu depois de manifesta��es em massa em todo o pa�s e precipitou elei��es antecipadas em maio de 2017.

Coment�rios

Mais not�cias