• Siga o Meia-Hora nas redes!

Palestinos protestam

Quatro mortos e 250 feridos na fronteira com Israel

Quatro palestinos foram mortos e cerca de 250 ficaram feridos a tiros em protestos ontem perto da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, uma semana depois do protesto em que 19 palestinos foram mortos e 1.400 ficaram feridos no dia mais sangrento desde a guerra em 2014 entre Israel e o Hamas.

Milhares de palestinos se reuniram ontem perto da cerca de seguran�a que separa o territ�rio israelense do enclave palestino controlado pelo movimento isl�mico Hamas. Os confrontos irromperam em v�rios lugares ao longo da barreira. Manifestantes queimaram pneus e jogaram pedras contra os soldados israelenses. Os soldados responderam disparando g�s lacrimog�neo e atirando com muni��o real.

Preparando-se para os protestos, jovens palestinos juntaram pneus para incendi�-los. Os soldados instalaram enormes ventiladores para dissipar a fuma�a e tamb�m usaram jatos d'�gua. O Ex�rcito afirmou que suas for�as respondiam "com meios antichoque e armas de fogo".

A mobiliza��o sem precedentes da "marcha do retorno" prev� manifesta��es e acampamentos durante seis semanas na fronteira entre Israel e Gaza para exigir o "direito de retorno" de cerca de 700 mil palestinos expulsos de suas terras, ou que fugiram durante a guerra que se seguiu � cria��o de Israel em maio de 1948.

Coment�rios

Mais not�cias