• Siga o Meia-Hora nas redes!

Trump baixa a bola

Presidente dos EUA recua na amea�a com m�sseis

"Nunca disse quando aconteceria um ataque na S�ria", tuitou Trump - AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou o tom mais evasivo ontem sobre a inten��o de bombardear a S�ria em repres�lia a um ataque com armas qu�micas contra civis em Duma. Ontem, Trump escreveu no Twitter "Nunca disse quando aconteceria um ataque na na S�ria. Pode acontecer muito em breve ou n�o t�o cedo!".

A nova mensagem de Trump parece reduzir o tom b�lico exibido na quarta-feira, quando ele deu a entender que atacaria a qualquer momento.

Com o aumento da tens�o entre EUA e R�ssia, principal aliada do regime de Bashar al-Assad, primeira-ministra brit�nica Theresa May convocou uma reuni�o de emerg�ncia do seu governo para "discutir uma resposta aos eventos na S�ria".

Na Fran�a, o presidente Emmanuel Macron tamb�m relativizou a urg�ncia de uma rea��o. "Teremos decis�es a serem tomadas no devido tempo, quando julgarmos o mais �til e o mais eficaz". Macron disse ter "provas" de que "armas qu�micas foram usadas".

A chanceler alem�, Angela Merkel, tamb�m considerou "evidente" que o regime s�rio ainda disp�e de um arsenal qu�mico, e enfatizou que a Alemanha n�o participria de a��es militares contra a S�ria.

Segundo observadores independentes, mais de 40 pessoas morreram em Duma, �ltimo reduto rebelde de Ghuta Oriental, enquanto mais de 500 feridos foram tratados por "dificuldades respirat�rias".

A perspectiva da a��o militar dos EUA com apoio de Fran�a e Reino Unido faz parte de um contexto extremamente dif�cil entre o potencias ocidentais e a R�ssia.

Coment�rios

Mais not�cias