• Siga o Meia-Hora nas redes!

Ado��o e briga

Governo � acusado de privatizar patrim�nios

Defensores do patrim�nio nacional da �ndia acusaram ontem o governo de tentar privatizar rel�quias hist�ricas como o Taj Mahal. As manifesta��es surgiram ap�s o Executivo ter lan�ado um controverso projeto para permitir que companhias 'adotem' monumentos.

A oposi��o acusou o gabinete do primeiro-ministro, Nerendra Modi, de 'alugar' monumentos atrav�s do programa Adote um Patrim�nio, pelo qual 95 locais hist�ricos passar�o a ser geridos por empresas privadas.

O minist�rio do Turismo da �ndia anunciou no s�bado um contrato de cinco anos, por 250 milh�es de rupias (mais de R$ 12 milh�es), com o conglomerado Damia Bharat pelo ic�nico Forte Vermelho de D�lhi constru�do no s�culo 17 Patrim�nio Mundial da Unesco e outro forte no estado de Andhra Pradesh.

A lista inclui outros monumentos como o Taj Mahal (pelo qual competem dois grupos) e o complexo Qutub Minar de D�li, do s�culo 12, tamb�m parte do Patrim�nio Mundial da Unesco.

Segundo o projeto, Dalmia Bharat poder� instalar publicidades, fixar pre�os de entradas e ganhar dinheiro com suas vendas sob a supervis�o do governo.

Mas os cr�ticos do programa o consideram uma forma de privatizar os locais e exigiram que, ao inv�s disso, se aumentem os fundos para conserv�-los.

"Por que teria que alug�-lo? Hoje � um dia triste e sombrio em nossa hist�ria", tuitou Mamata Banerjee, ministro principal do estado de Bengala Ocidental.

A �ndia abriga cerca de 3.700 monumentos hist�ricos, 31 deles inclusos na lista de Patrim�nio Mundial da Unesco.

Coment�rios

Mais not�cias