• Siga o Meia-Hora nas redes!

Resgate come�a

Quatro crian�as s�o retiradas de caverna

A Tail�ndia mobilizou um grande aparato para o resgate
A Tail�ndia mobilizou um grande aparato para o resgate - AFP

Quatro meninos de um grupo de 13 pessoas que est�o presos em uma caverna na Tail�ndia, desde o dia 23 de junho, foram resgatados ontem e levados para um hospital. Ao todo, 12 garotos, entre 11 e 16 anos, e o t�cnico de futebol deles, de 25, se perderam nos t�neis subterr�neos da caverna, enquanto �guas da chuva inundavam boa parte do local.

Para sair, os quatro meninos resgatados tiveram que mergulhar na caverna alagada, acompanhados por especialistas em mergulho. Os outros oito e o t�cnico ter�o que esperar at� que a opera��o de resgate seja retomada. Os trabalhos foram interrompidos por causa da escurid�o e de uma forte chuva que caiu na regi�o. De acordo com um integrante do gabinete de crise que supervisiona a opera��o, Chalongchai Chaiyakorn, a opera��o de resgate pode durar at� tr�s dias, dependendo das condi��es clim�ticas na regi�o.

"Sair�o um por um. Isso vai durar de dois a tr�s dias", afirmou.

No resgate, cada crian�a ser� acompanhada por at� dois mergulhadores. Sem previs�o de dura��o, o governador informou que os profissionais devem levar at� 11 horas por resgate.

As autoridades tailandesas mobilizaram 13 ambul�ncias, dois helic�pteros com m�dicos e 90 mergulhadores. Equipes m�dicas aguardam a sa�da do grupo para um tratamento de emerg�ncia e deslocamento para hospitais da regi�o.

O governador da prov�ncia de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, informou que os pais das crian�as foram alertados sobre os riscos da opera��o. Uma �rea especial, perto da caverna, foi reservada para as fam�lias.

Coment�rios

Mais not�cias