• Siga o Meia-Hora nas redes!

Javalis ter�o alta na quinta

Meninos est�o em boas condi��es

Usando m�scaras, meninos acenam e agradecem o resgate da caverna
Usando m�scaras, meninos acenam e agradecem o resgate da caverna - AFP

Os 12 adolescentes e o t�cnico de futebol resgatados da caverna Tham Luang, na prov�ncia de Chiang Rai, dever�o receber alta nesta quinta-feira. "Os 13 est�o em boa condi��o f�sica e com bom �nimo", afirmou neste s�bado o ministro da Sa�de P�blica, Piyasakol Sakolsattayatorn.

A equipe m�dica oferecer� apoio psicol�gico para que o grupo consiga lidar com a imprensa e o grande interesse que a hist�ria do resgate na caverna despertou em todo mundo. Segundo o ministro, os meninos e seus pais receberam aconselhamento para que passem a maior parte do tempo com a fam�lia e os amigos e n�o deem entrevistas, para n�o provocar sintomas de estresse traum�tico.

Desde o resgate, os Javalis Selvagens, nome do time de futebol a que pertecem, est�o internados em quarentena. Em novo v�deo divulgado ontem, os adolescentes aparecem sentados e usando m�scaras. Aparentando boa disposi��o, eles acenam e agradecem pelo resgate. "Estou bem de sa�de agora", disse Nick, de 14 anos. "Obrigado por me salvar."

Os 12 adolescentes e o t�cnico do time de futebol passaram nove dias confinados a 4 km da entrada da caverna inundada at� serem achados por mergulhadores e resgatados em uma opera��o que mobilizou centenas de pessoas e estarreceu o mundo.

O brit�nico John Volanthen, um dos mergulhadores que localizaram os meninos na caverna, disse que n�o chegou a eles por sorte, mas pelo cheiro. Em entrevista � BBC, ele explicou que a estrat�gia na caverna era voltar � superf�cie onde houvesse espa�o com ar para gritar pelos desaparecidos e tentar sentir o cheiro deles.

Coment�rios

Mais not�cias