• Siga o Meia-Hora nas redes!

Voz do soul se cala

Cantora Aretha Franklin morre aos 76 anos

Aretha cantou na festa de entrega do Grammy em 2003, em Nova York
Aretha cantou na festa de entrega do Grammy em 2003, em Nova York - AFP

Ontem, uma das vozes mais importantes da música do Século 20 se calou. Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morreu aos 76 anos em Detroit. Desde 2010 ela lutava contra com um câncer de pâncreas. Criada no gospel e fluente no pop e no jazz, Aretha influenciou gerações de cantoras e foi homenageada por personalidades de todas as áreas.

"Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa história, tudo e em todas as tonalidades, nosso poder e nossa dor, nossa escuridão e nossa luz, nossa busca pela redenção e nosso respeito duramente conquistado", tuitou Barack Obama, ex-presidente dos EUA.

"Aretha Franklin, a Rainha de nossas almas, nos inspirou por muitos anos. A memória de sua grandeza como musicista e um belo ser humano viverá conosco para sempre", postou o beatle Paul McCartney. "Sua voz era única, seu piano tocando subestimado, ela era uma das minhas pianistas favoritas", escreveu o cantor britânico Elton John.

"Ela era uma mulher incrível, com um maravilhoso dom de Deus, sua voz. Sentiremos sua falta", tuitou Donald Trump, atual presidente dos EUA.

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, em 25 de março de 1942. Começou cantando na igreja do pai, pastor batista. Foi mãe aos 13 anos, e aos 14 lançou o primeiro disco. Deslanchou na década seguinte, lançando alguns de seus maiores sucessos, como Respect, de 1967, única que colocou no topo das paradas e se tornou hino na luta pelos direitos civis. Gravou 41 álbuns em estúdio, vendeu mais de 75 milhões de cópias e ganhou 18 prêmios Grammy. Em 1987, tornou-se a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock'n Roll. Em 2015 recebeu a Medalha da Liberdade, a maior honraria a civis nos EUA. O último show foi em agosto de 2017, na Filadélfia, quando já estava muito abatida pela doença. Aretha morreu em casa, cercada por parentes e amigos. Ela deixa quatro filhos.

Comentários

Mais notícias