• Siga o Meia-Hora nas redes!

Voz do soul se cala

Cantora Aretha Franklin morre aos 76 anos

Aretha cantou na festa de entrega do Grammy em 2003, em Nova York
Aretha cantou na festa de entrega do Grammy em 2003, em Nova York - AFP

Ontem, uma das vozes mais importantes da m�sica do S�culo 20 se calou. Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morreu aos 76 anos em Detroit. Desde 2010 ela lutava contra com um c�ncer de p�ncreas. Criada no gospel e fluente no pop e no jazz, Aretha influenciou gera��es de cantoras e foi homenageada por personalidades de todas as �reas.

"Aretha ajudou a definir a experi�ncia americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa hist�ria, tudo e em todas as tonalidades, nosso poder e nossa dor, nossa escurid�o e nossa luz, nossa busca pela reden��o e nosso respeito duramente conquistado", tuitou Barack Obama, ex-presidente dos EUA.

"Aretha Franklin, a Rainha de nossas almas, nos inspirou por muitos anos. A mem�ria de sua grandeza como musicista e um belo ser humano viver� conosco para sempre", postou o beatle Paul McCartney. "Sua voz era �nica, seu piano tocando subestimado, ela era uma das minhas pianistas favoritas", escreveu o cantor brit�nico Elton John.

"Ela era uma mulher incr�vel, com um maravilhoso dom de Deus, sua voz. Sentiremos sua falta", tuitou Donald Trump, atual presidente dos EUA.

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, em 25 de mar�o de 1942. Come�ou cantando na igreja do pai, pastor batista. Foi m�e aos 13 anos, e aos 14 lan�ou o primeiro disco. Deslanchou na d�cada seguinte, lan�ando alguns de seus maiores sucessos, como Respect, de 1967, �nica que colocou no topo das paradas e se tornou hino na luta pelos direitos civis. Gravou 41 �lbuns em est�dio, vendeu mais de 75 milh�es de c�pias e ganhou 18 pr�mios Grammy. Em 1987, tornou-se a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock'n Roll. Em 2015 recebeu a Medalha da Liberdade, a maior honraria a civis nos EUA. O �ltimo show foi em agosto de 2017, na Filad�lfia, quando j� estava muito abatida pela doen�a. Aretha morreu em casa, cercada por parentes e amigos. Ela deixa quatro filhos.

Coment�rios

Mais not�cias