• Siga o Meia-Hora nas redes!

Vergonha e dor por ped�filos

Vaticano reage a acusa��es a padres

O Vaticano reagiu ontem com "vergonha e dor" � investiga��o dos abusos sexuais por mais de 300 padres na Pensilv�nia, nos EUA, e assegurou que o Papa est� do lado das v�timas. "O Papa est� do seu lado. Aqueles que sofreram s�o sua prioridade, e a Igreja quer ouvi-los para erradicar este tr�gico horror que destr�i a vida dos inocentes", disse em comunicado.

Um relat�rio do Grande J�ri da Pensilv�nia, publicado na ter�a-feira, revelou abusos sexuais praticados por mais de 300 "padres predadores" e seu acobertamento pela Igreja cat�lica no estado, onde pelo menos mil meninos e meninas foram v�timas em 70 anos.

N�o � a primeira vez que um j�ri popular revela esc�ndalos de pedofilia na Igreja cat�lica americana, mas nunca foram tantos casos. "Padres violentaram meninos e meninas, e os homens da Igreja que eram seus respons�veis n�o fizeram nada durante d�cadas", afirmou o Grande J�ri da Pensilv�nia.

O Vaticano afirmou que leva "muito a s�rio" o relat�rio e assegurou que o sentimento � de vergonha e dor. "Os abusos descritos no informe s�o criminosos e moralmente reprov�veis. Estes atos tra�ram a confian�a e roubaram das v�timas sua dignidade e sua f�", disse a Santa S�.

O Vaticano, entretanto, lembrou que a maior parte dos casos denunciados � anterior ao ano 2000, quando a revela��o de esc�ndalos levou a Igreja americana a "reformas".

Coment�rios

Mais not�cias