• Siga o Meia-Hora nas redes!

Que onda errada

Dezenas sofrem overdose de maconha sintética

Vítima de overdose pela maconha sintética é socorrida no parque
Vítima de overdose pela maconha sintética é socorrida no parque - Reprodução/Youtube

Pelo menos 76 pessoas sofreram overdose e tiveram problemas respiratórios após consumirem um lote estragado da droga conhecida como "maconha sintética" em um parque na cidade de New Haven, em Connecticut, próximo à Universidade de Yale. As informações são do The Guardian.

Nenhuma morte foi registrada, mas duas pessoas apresentaram sintomas de risco de vida. A maior parte das overdoses aconteceu na noite de quarta-feira, mas uma equipe de paramédicos permaneceu no parque ontem por todo o dia e registrou mais casos de intoxicação pela droga sintética.

As vítimas apresentaram sintomas como vômitos, náuseas e desmaio. Um homem foi detido pela polícia suspeito de distribuir amostras gratuitas da droga. O hospital para onde as vítimas foram levadas informou que alguns pacientes tiveram resultados positivos para fentanil, um poderoso opioide que poderia ter sido usado para fazer a mistura.

A droga consumida foi a K2, que interage com receptores de canabinoides localizados no sistema nervoso central e produz efeitos psicoativos similares aos da maconha. A K2, contudo, apresenta efeitos muito mais fortes, e a falta de informação sobre a composição da mistura significa sérios riscos.

Autoridades americanas se preocupam com o risco de uma "nova onda" de overdoses pelo país. No feriado de 4 de julho, a cidade registrou uma onda de intoxicação por maconha sintética quando 12 pessoas foram internadas. Outros casos aconteceram em janeiro.

Comentários

Mais notícias