• Siga o Meia-Hora nas redes!

Abusos nos EUA

Tr�s meninas de San Salvador foram atacadas

O arcebispo de San Salvador (El Salvador), Jos� Luis Escobar, denunciou ontem o abuso sexual sofrido por tr�s meninas salvadorenhas em um abrigo para imigrantes ilegais nos Estados Unidos depois de terem sido separadas de seus pais na fronteira.

"Quem toca num menino ou numa menina comete um delito grave, j� disse o Senhor que melhor seria que n�o tivesse nascido", declarou Escobar.

A vice-ministra para os salvadorenhos no exterior, Liduvina Magarin, confirmou que entre as 191 crian�as imigrantes separadas de seus pais, tr�s meninas com entre 12 e 17 anos sofreram abuso sexual por parte de respons�veis pelo centro para migrantes do Arizona.

A pol�tica de "toler�ncia zero" do presidente norte-americano Donald Trump fez com que mais de 2,6 mil crian�as fossem separadas das fam�lias depois de entrar nos Estados Unidos sem documentos. Quinta-feira, o governo americano informou que 2.157 menores foram entregues para suas fam�lias ou representantes legais, mas 445 ainda seguem sob cust�dia das autoridades.

O minist�rio das Rela��es Exteriores de El Salvador presta assist�ncia jur�dica �s tr�s meninas afetadas.

Para o arcebispo, o abuso sexual � um "crime muito grave" e os danos a uma crian�a s�o "irrepar�veis porque vai crescer com traumas".

Nos Estados Unidos vivem 2,5 milh�es de salvadorenhos, que no ano passado enviaram 5 bilh�es de d�lares em remessas aos familiares, o equivalente a 15,8% do PIB, de acordo com dados oficiais.

Coment�rios

Mais not�cias