Mais Lidas

Tire suas dúvidas

Professora de Português faz sucesso no Instagram

A professora de Português Cíntia Chagas bomba no Instagram
A professora de Português Cíntia Chagas bomba no Instagram -

Ela é professora de Português e perdeu emprego em dez escolas pelo seu jeito descolado e engraçado de ensinar. Cíntia Chagas, de 36 anos, aproveitou seu dom e, em 2015, criou um perfil no Instagram, que leva seu nome, para mostrar os erros e acertos da língua. Para que o público aprenda bem a lição, ela usa cenas do cotidiano, como músicas e filmes.

"As pessoas identificam-se. Uso o dia a dia delas para falar de gramática. Do inesperado, vem a aprendizagem. Jojô Toddynho, 'Minha mãe é uma peça', Ivete... Vejo aprendizado em tudo", aponta ela, que recebeu o título de professora mais divertida do Brasil.

Cíntia conta que resolveu apostar no perfil após perceber a escassez de assuntos relacionados à educação no Instagram. "A rede social tinha apenas 15 segundos de vídeo disponíveis no feed. Eu tinha um perfil pessoal, com umas 2.000 pessoas. Daí apenas fiz a conversão", lembra.

A professora conta que o sucesso aconteceu aos poucos, mas o que mais a surpreendeu foi seu livro 'Sou péssimo em Português', que em 24 horas ficou em terceiro lugar entre os mais vendidos, pela Amazon. Ele foi lançado nacionalmente na quinta-feira.

"No Instagram, as coisas ocorreram paulatinamente, por isso não me surpreendeu. A cada programa de TV do qual eu participava, os seguidores aumentavam. Foi bem tranquilo. O que me impressionou mesmo foi 'acordar verificada'. Já o livro foi a parte mais estranha. Não imaginava. Escrevi o livro sem ter ideia da dimensão que isso teria. Ainda estou me acostumando", assume.

Além do perfil, Cíntia é colunista da rádio Jovem Pan, em São Paulo, dá palestras e workshops, e comanda seu pré-vestibular, em Minas Gerais.