Mais Lidas

Rússia fica 'putin'

Putin ameaça fabricar mísseis se EUA der pra trás

O clima esquentou entre EUA e Rússia após a ameaça americana de retirada do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). O presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia vai desenvolver armamentos proibidos pelo acordo, de 1987, se os EUA saírem do pacto.

Em pronunciamento na TV russa, Putin afirmou que as denúncias contra a Rússia em reunião da Otan são pretexto dos EUA para romperem o pacto. Em outubro de 2018, o presidente americano Donald Trump declarou que aumentaria o arsenal pois a Rússia não estaria cumprindo sua parte no acordo. Putin frisou que muitos países produzem armas proibidas no INF e que Trump estaria tentando acompanhar este avanço. "Parece que nossos parceiros americanos acreditam que a situação mudou tanto que os EUA também precisam ter tal armamento. Qual é nossa resposta? Faremos isso também".

Putin recebeu o presidente venezuelano Nicolás Maduro na residência oficial em Novo Ogarevo, perto de Moscou, para discutir apoio financeiro da Rússia à Venezuela.

Paz social

O presidente russo afirmou que seu país apoia os esforços de Maduro para conseguir a paz social e que percebe que todas as suas ações "visam harmonizar as relações com a oposição". Maduro saiu otimista do encontro. Segundo ele, os dois países "ativaram um programa bastante completo, integral, que pode ser perfeitamente integrado à visão econômica da cooperação Rússia-Venezuela".