Mais Lidas

Show de rap na Itália termina com 6 mortos e mais de 100 feridos

Cinco adolescentes e uma mãe que acompanhava o filho morreram no local

Seis pessoas morreram após tumulto na boate lanterna Lanterna Azzurra, na Itália
Seis pessoas morreram após tumulto na boate lanterna Lanterna Azzurra, na Itália -

Corinaldo - Uma confusão com adolescentes que estavam na plateia de um show de rap na Itália terminou com seis mortos e dezenas de feridos na madrugada deste sábado. O concerto acontecia em uma boate em Corinaldo, uma comuna na região de Marche.

Dos seis mortos, cinco são adolescentes - três meninas e dois rapazes com idades entre 14 e 16 anos - e uma mãe, de 39 anos, que acompanhava a filha no show.

Segundo fontes médicas, dez pessoas ainda correm risco de vida. A principal suspeita seria de que o tumulto teria começado por causa de uma substância. "Talvez devido à dispersão de uma substância irritante, os jovens fugiram, pisoteando uns aos outros. Infelizmente, seis faleceram, e há dezenas de feridos", anunciaram os bombeiros no Twitter.

Um porta-voz do corpo dos carabineiros, Cristian Carrozza, explicou que a polícia ainda não conseguiu esclarecer "o que levou os jovens a saírem correndo". O porta-voz acrescentou que "havia três saídas de emergência e uma foi usada".

De acordo com a imprensa, a tragédia aconteceu à 1h da madrugada (22h em Brasília), e há mais de 100 feridos - 12 deles em estado grave.

No local, Lanterna Azzurra, situado nesta comuna perto da costa adriática, havia cerca de mil pessoas, jovens em sua maioria, que foram assistir à apresentação de Sfera Ebbasta, um rapper muito popular, conhecido como "o rei do trap".

"Não se pode morrer assim com 15 anos", lamentou o ministro do Interior, Matteo Salvini, que se comprometeu a "encontrar os responsáveis por essas seis vidas roubadas, aqueles que, por maldade, estupidez, ou cobiça, transformaram uma festa em uma tragédia".

Cheiro azedo

De acordo com o relato de algumas testemunhas que estavam no show para a imprensa, tudo começou com um cheiro "muito azedo" que se espalhou pelo local. "Estávamos dançando, esperando que o show começasse, quando sentimos um cheiro azedo. Corremos para uma das saídas de emergência, mas estava bloqueada. Os seguranças nos disseram para voltar a entra", contou um jovem de 16 anos que foi ferido e levado para um hospital de Ancona.

A massa se dirigiu para uma pequena ponte de pedestres que dá sobre o estacionamento. A pressão dos jovens fez dezenas de pessoas caírem. As que estavam embaixo morreram esmagadas. Quem não correu e permaneceu dentro do estabelecimento ileso.

Os feridos, que tiveram traumatismos e lesões, foram levados para o hospital mais próximo, em Senigallia. Aqueles em estado mais grave foram transferidos para Ancona.

Além das equipes de resgate, investigadores também seguiram para o local para tentar determinar as causas da tragédia, que parece ter sido provocada pelo uso de um spray de gás pimenta.

"Estou profundamente triste com o que aconteceu", reagiu o cantor Ebbasta, no Instagram.

"Não quero emitir juízos, mas gostaria que todo mundo parasse um momento para pensar no perigoso e estúpido que é usar um spray irritante em uma boate", acrescentou.

O papa Francisco declarou, durante o Ângelus deste sábado, que rezará "pelas crianças e pela mãe que morreram na noite passada... assim como pelos feridos".