Mais Lidas

Tacou fogo no corpo

Taxista se mata em protesto contra app de carona

Jair Bolsonaro recebeu de Rosa Weber o diploma que confirma eleição
Jair Bolsonaro recebeu de Rosa Weber o diploma que confirma eleição -

Um motorista de táxi sul-coreano se matou ateando fogo em si mesmo, ontem, para protestar contra o lançamento de um novo aplicativo de caronas. A notícia foi confirmada pela agência de notícias Yonhap.

Os taxistas são contra a iniciativa do KakaoTalk, um serviço de mensagens instantâneas usado por 40 milhões dos 50 milhões de sul-coreanos, alegando que isso ameaça seu emprego, sobrevivência e sustento de suas famílias.

Nos últimos meses, dezenas de milhares de motoristas se manifestaram em Seul contra esse aplicativo de compartilhamento de carros, que deve ser lançado na semana que vem.

O motorista, de 57 anos, representante sindical em uma empresa de táxis, suicidou-se em seu veículo em frente ao Parlamento em Seul.

O homem, identificado por seu sobrenome, Choi, avisou que ia cometer o suicídio.

"Ele me ligou esta manhã e disse que iria se matar por causa do serviço de compartilhamento de carros da Kakao", afirmou um sindicalista citado pela agência, que não quis revelar seu nome.

A vítima jogou gasolina em seu corpo antes de atear fogo. Embora tenha sido levado para o hospital pela polícia, faleceu poucas horas depois.

Segundo o jornal britânico Independent, uma porta-voz da Kakao Mobility disse que a empresa manifestou sua solidariedade à família do taxista que se matou. "Sentimos pena e tristeza e expressamos nossas condolências", disse.

Os novos serviços de aplicativo de transporte têm problemas para se desenvolver na Coreia do Sul, a 11ª economia mundial, devido à hostilidade dos taxistas e à legislação muito rigorosa.

Missa foi celebrada na catedral em homenagem aos mortos no ataque Ari Ferreira / AFP
Jair Bolsonaro recebeu de Rosa Weber o diploma que confirma eleição AFP
Agentes da PF foram ao apartamento do tucano em Ipanema Severino Silva