Mais Lidas

Equipes de emergência da Indonésia resgatam tartarugas após tsunami

Ao menos 15 animais foram salvos e devolvidos ao mar

Espécies em extinção estão sendo resgatadas após o tsunami
Espécies em extinção estão sendo resgatadas após o tsunami -

Indonésia - Equipes de emergência mobilizadas na Indonésia após o tsunami que matou ao menos 430 pessoas no fim de semana trabalharam no resgate de aproximadamente 15 tartarugas marinhas nessa quinta-feira.

Quatro voluntários foram necessários para liberar uma tartaruga de uma espécie em extinção. O animal, que tinha aproximadamente 30 quilos, estava preso e coberto de escombros. Após realizar o resgate, a equipe a devolveu ao mar.

"A tartaruga era realmente grande. Estava presa em uma pilha de lixo, quase de cabeça para baixo", afirmou o membro de uma equipe de socorristas Adi Ayangsyah,

De acordo com os cientistas, a tragédia de sábado foi provocada por uma erupção moderada do vulcão Anak Krakatoa, que gerou uma avalanche submarina e o deslocamento de grandes massas de água. O balanço mais recente registra 430 mortos, 1.495 feridos e 159 desaparecidos.

"Acreditamos que os animais foram arrastados para terra pelo tsunami, mas não estavam feridas e conseguimos devolvê-las à água"", explicou o diretor daAgência de Proteção do Meio Ambiente em Lampung, Teguh Ismail.

Quase uma semana depois da tragédia, as esperanças de encontrar sobreviventes são praticamente nulas, mas as equipes continuam procurando vítimas, incluindo animais.

"Para nós, todas as vidas são importantes. Tentamos salvar os humanos, assim como os animais", declarou Ayangsyah