Mais Lidas

Sobreviventes de Auschwitz voltam ao campo de extermínio 75 anos após libertação

Os lenços e gorros listrados em azul e branco representam os uniformes usados pelos prisioneiros no período em que estavam no local

Sobreviventes de Auschwitz voltam ao campo de extermínio 75 anos após libertação
Sobreviventes de Auschwitz voltam ao campo de extermínio 75 anos após libertação -
Nesta segunda-feira, sobreviventes do regime nazista alemão voltaram ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, para a cerimônia que marcou os 75 anos de libertação dos prisioneiros pelo exército soviético. 
De acordo com a agência de notícias "Associated Press", os remanescentes da época costumam levar seus filhos, netos e até bisnetos para os acompanharem durante a data. 
Trajados de lenços e gorros listrados em azul e branco - que simbolizam os uniformes usados pelos prisioneiros do campo -, eles atravessaram o célebre portal de ferro que traz a mensagem "Arbeit macht frei" ("O trabalho liberta", em tradução livre da língua alemã para o português).
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, acompanhou o grupo que marcou presença na caminhada. Eles depositaram coroas de flores perto do "muro da morte". Com mais de um milhão de mortes, o local representa um dos maiores símbolos do genocídio praticado ao longo da Segunda Guerra Mundial. 
Eram aguardados mais de 200 sobreviventes na cerimônia. Muitos desses ex-prisioneiros são judeus oriundos de diversos países, como Israel, Estados Unidos, Austrália, Peru, Rússia, Eslovênia, entre outros.