Mais Lidas

Após câncer e gripe, idosa de 102 anos vence o coronavírus

Gerry Schappals diz que vinho e bom humor a ajudaram a viver muito e a superar doenças

Mildred Geraldine, a idosa que sobreviveu a gripe de 1918, ao câncer e a Covid-19
Mildred Geraldine, a idosa que sobreviveu a gripe de 1918, ao câncer e a Covid-19 -
Mildred Geraldine Schappals foi vítima da pandemia de gripe de 1918, quando era um bebê de 11 meses. Agora, aos 102 anos, ela sobreviveu à Covid-19. Natural de Massachussets, nos Estados Unidos, Gerry, como é conhecida, nasceu em 1918. Naquele ano, ela, a mãe e o irmão tiveram gripe espanhola. Gerry ficou tão doente que mal podia se mover. Apesar de tudo, todos se recuperaram da enfermidade.
Em entrevista ao The Washington Post, ela declarou que aquela infecção fortaleceu seu sistema imunológico, o que a protegeu de outras gripes e resfriados. "Ou talvez a Mãe Natureza pensa que eu morri em 1918, então me ignora", brincou ela.

Ao longo da vida ela se tornou professora e depois foi supervisora educacional. Se casou com Everett, marinheiro que combateu na Segunda Guerra e morreu em 1983. Os dois tiveram duas filhas, três netas e seis bisnetas.
Após se aposentar, no fim dos anos 1980, Gerri sofreu com um câncer de mama e, depois, um tumor no intestino. Se recuperou de ambos com tratamentos e cirurgias.

Em maio deste ano, ela se sentiu mal e apresentou sintomas relacionados ao novo coronavírus (Sars-coV-2). No hospital, foi diagnosticada com o Covid-19 , o que assustou suas filhas. Todavia, Gerry se recuperou bem e não teve complicações, de acordo com a rede de CNN local.

Questionada sobre o segredo para viver tanto e com saúde, a aposentada diz que busca manter o bom humor e não se preocupar muito com as coisas. Além disso, indica que adora beber vinho tinto.