Mais Lidas

Usuários do TikTok atacam Trump por querer proibir aplicativo nos Estados Unidos

Presidente foi ironizado em vídeos gravados na plataforma

Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump -
Califórnia - Acompanhada de golpes rítmicos com a mão, uma estrela do TikTok debocha nas rimas de um rap da ideia do presidente americano, Donald Trump, de proibir o popular aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos.
A postagem publicada na segunda-feira, que a usuária @maya2960 intitulou "Trump Freestyle", rapidamente teve mais de um milhão de visualizações e 500 mil curtidas na plataforma de propriedade da empresa ByteDance, com sede na China.
"Você não pensou direito pequeno Donny, não é? Você não é um grande homem de negócios", diz a jovem. "Você pode proibir o aplicativo, um novo virá. Há oferta onde há demanda".
O rap inclui a promessa de que os usuários do TikTok não desistirão facilmente, mencionando as garantias da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos contra a censura governamental à liberdade de expressão.
Outro vídeo que atraía muitas visualizações era intitulado "Eu tentando convencer Trump de que nos deixe manter o TikTok" e mostrava uma mulher pintando o rosto de laranja e construindo uma parede de tijolos.
O comediante americano Elijah Daniels usou o Twitter para se despedir de seus seguidores no TikTok, enviando "um agradecimento a Donald Trump pela má gestão de toda a pandemia" e por eliminar, em seguida, um aplicativo que eleva o moral das pessoas.
Vinte personalidades de sucesso no TikTok, cujos seguidores juntos chegam a mais de 100 milhões, publicaram uma carta aberta a Trump no portal Medium, argumentando contra a proibição da plataforma.
"Um mundo virtual dominado pelo ódio no Twitter não é nada ao lado dos momentos de alegria e comédia no TikTok", diz a declaração.
"Então, ao invés de eliminar o TikTok, por que não aproveitar esta oportunidade para separar o TikTok US em uma OPI [oferta pública inicial] ou vendê-lo a uma empresa americana? Deixe que o capitalismo resolva este problema, não o Estado".
Contra os ativistas?

Trump deu na segunda-feira seis semanas ao TikTok para vender suas operações nos Estados Unidos a uma empresa americana, dizendo que caso contrário estaria "fora do negócio" e que o governo exigiria um ganho financeiro com a transação.
"Tem que ser uma companhia americana", disse. "Não queremos ter nenhum problema com a segurança".
O mandatário assegurou que a Microsoft estaria em negociações para comprar o aplicativo, que tem um bilhão de usuários em todo o mundo.
Mas alguns usuários do TikTok acreditam que a ameaça está relacionada com a popularidade da plataforma entre os ativistas, como por exemplo os que protestam contra o racismo.
Legiões de fãs do K-pop e usuários do TikTok reivindicam o mérito de ter sabotado um comício de campanha de Trump em junho, reservando entradas sem qualquer intenção de comparecer, o que resultou em um público constrangedoramente pequeno para o magnata.
Antes do evento em Tulsa, Oklahoma, promovido como um grande relançamento antes das eleições presidenciais de novembro, o chefe de campanha de Trump tuitou que mais de um milhão de ingressos haviam sido solicitados para o ato. Mas segundo o corpo de bombeiros local, assistiram apenas 6.200 pessoas.
"Agora não acho que seja uma coincidência depois de Tulsa ter sido um fracasso; do nada, agora de repente você quer seguir adiante e proibir o TikTok", cutucou @maya2960 em seu rap.
Internet aberta
O TikTok atrai uma geração que passou a infância na internet e é testemunha de como uma grande variedade de plataformas abriu o caminho a um mundo virtual dominado por gigantes como Facebook e Google, segundo a carta aberta.
"Há sérias preocupações em como o aplicativo compila os seus dados, que merecem uma resposta americana", disseram os signatários da carta.
"Mas, ironicamente, é a primeira empresa a desafiar as companhias que puseram fim à internet aberta", emendaram.
O analista da empresa de serviços financeiros e investimentos Wedbush Dan Ives disse em nota aos investidores que as possibilidades de a Microsoft comprar o TikTok são grandes.
"Se a Microsoft comprar o TikTok seria uma pancada", disse Ives, destacando que a valorização poderia chegar a 40 bilhões de dólares.
A Microsoft tem crescido ao se concentrar em oferecer às empresas softwares e serviços, mas tem tropeçado no que diz respeito a produtos de consumo, exceto nas ofertas dos videogames Xbox.
O TikTok, afirma Ives, seria uma oportunidade de desafiar o Facebook nas redes sociais.