Mais Lidas

Alemanha e França têm recordes de casos de coronavírus desde abril

Apesar do aumento de casos na Alemanha, os dados ainda estão menores do que os contabilizados no início de abril

Apesar do aumento de casos de Covid-19 na Alemanha, os dados ainda estão menores do que os contabilizados no início de abril
Apesar do aumento de casos de Covid-19 na Alemanha, os dados ainda estão menores do que os contabilizados no início de abril -
A Alemanha registrou 1.707 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, no maior número de contaminações desde abril, segundo os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (20).

Conforme informações do Instituto de Observação Epidemiológica RKI, que contabiliza 228.621 infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) desde o início da pandemia, os números atuais mostram uma aceleração da doença, em um perfil semelhante ao registrado no fim do mês de abril.

À época, a Alemanha vivia o ápice da pandemia. No entanto, os dados ainda estão menores do que os contabilizados no início daquele mês, que chegaram a bater as seis mil contaminações diárias. O lado bom é que, mesmo com o avanço dos casos, as mortes estão controladas - foram 10 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas para 9.258.

A chanceler Angela Merkel havia comentado nesta quarta-feira (19) que, com o avanço da doença, o governo defende que não haverá novas flexibilizações por conta da situação sanitária. "É uma evolução que não deve continuar, pelo contrário, é preciso cortá-la", acrescentou.

A mesma situação vem sendo enfrentada pela França, que vem batendo recordes e que apresenta números ainda maiores do que os alemães. Nesta quarta-feira, o país informou 3.776 novas infecções - após dias na casa das mais de duas mil contaminações diárias.

Questionado sobre a situação sanitária, o presidente Emmanuel Macron descartou, no entanto, um novo lockdown nacional porque "haveria efeitos colaterais consideráveis". Em entrevista ao "Paris Match", no entanto, o mandatário defendeu o uso de "estratégias localizadas", como ocorreu em Mayenne, para impedir que surtos localizados se espalhem.

"Esse tipo de ação local pode levar a um reconfinamento seletivo que poderá ser instituído se a situação o impuser", disse à publicação ressaltando que o governo entende a "ansiedade" da população, mas que a regra de "usar máscara, ter distanciamento físico e fazer higiene das mãos" é fundamental.

Conforme dados do Centro Universitário Johns Hopkins, a França contabiliza 256.534 casos da doença e 30.434 mortes.