Mais Lidas

Itália proíbe voos vindos do Brasil depois de variante do coronavírus

Quem transitou pelo Brasil nos últimos 14 dias também está proibido de entrar no país europeu

Média móvel de mortes por covid no Brasil passa a 995
Média móvel de mortes por covid no Brasil passa a 995 -
A Itália decidiu suspender voos originários do Brasil, anunciou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza. A medida publicada neste sábado por meio de portaria terá validade a partir do dia 31 de janeiro e é uma resposta, segundo o governo italiano, à nova cepa de coronavírus, que teria sido detectada no país e dado origem à explosão de casos no Estado do Amazonas. Quem transitou pelo Brasil nos últimos 14 dias também está proibido de entrar na Itália, disse Speranza.
Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde confirmou um caso de reinfecção de covid-19 por uma variante descoberta no Amazonas. O diagnóstico foi feito pela Fiocruz, que identificou a nova cepa em uma mulher de 29 anos de idade, com sintomas leves da doença.
A mulher foi diagnosticada com a infecção pela primeira vez no dia 24 de março de 2020 e, nove meses depois, no dia 30 de dezembro de 2020. A segunda análise mostrou um padrão de mutações, compatível com a variante do vírus da covid-19, identificada recentemente pelo Ministério da Saúde do Japão, mas de origem no Amazonas.
No Brasil, foram notificados até o momento, dois casos de reinfecção por nova variante da covid-19, um na Bahia, com a mutação identificado originalmente na África do Sul que segue em investigação, e outro já confirmado no Amazonas, com variante Amazônica identificada inicialmente no Japão. Os casos são monitorados pelas equipes do Ministério da Saúde e da Opas/OMS.
*Com informações do Estadão Conteúdo