Mais Lidas

Covid-19: mundo bate recorde com mais de 893 mil casos em 24h

Número de infecções foi puxado pelo aumento de contágio na Índia, com quase 350 mil pessoas com coronavírus

A transmissão descontrolada do novo Coronavírus continua ajudando o país a bater recordes negativos
A transmissão descontrolada do novo Coronavírus continua ajudando o país a bater recordes negativos -
Mais de 893 mil casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo em 24 horas, um recorde de infecções desde o início da pandemia e que se deve principalmente ao aumento de contágios na Índia, segundo contagem realizada neste sábado pela AFP com base em dados oficiais.

Mais de um terço desses casos foram registrados na Índia, que contabilizou 332.730 novas infecções na sexta-feira e 346.786 neste sábado, números também inéditos no país.

O maior número de infecções até agora foi em 8 de janeiro, quando o mundo somou 819 mil novos casos.
Índia
Índia
Além dos casos, a Índia registrou mais de 2,6 mil mortes por coronavírus em 24 horas e vive uma situação sanitária devastadora nesta pandemia, que também avança em vários países latino-americanos, enquanto o mundo acelera a vacinação e está prestes a atingir um bilhão de doses administradas.

Por trás dos recordes na Índia, imagens dramáticas: pessoas morrendo às portas de hospitais, crematórios saturados e uma grave falta de oxigênio. "Era pai de cinco filhos. O último ainda é um menino. O que vou dizer à esposa?", soluça do lado de fora do hospital Guru Teg Bahadur, em Nova Delhi, Ram Narayan, cujo irmão Shyam acaba de falecer sem receber atendimento médico, depois que sua família procurou desesperadamente e em vão por oxigênio e um leito de hospital a noite toda.

A morte de Shyam Narayan não fará parte do triste balanço do coronavírus na Índia, porque ele não chegou a ser admitido no hospital. Na mesma fila de espera de enfermos, outros sofrerão o mesmo destino.

Oficialmente, o número total de vítimas fatais nesta pandemia é de cerca de 190 mil na Índia, onde vivem 1,3 bilhão de pessoas, enquanto o total de infecções chega a 16,5 milhões. Nos últimos três dias, foram contabilizados mais de um milhão de novos casos.

Uma nova variante e um festival religioso hindu que reuniu dezenas de milhares de pessoas em várias partes do país explicam esse agravamento da situação na Índia.

O governo central enviou trens especiais com oxigênio para hospitais localizados em regiões remotas, onde devem ser escoltados pelas forças de ordem, e estimula a produção de empresas locais, mas a situação não dá sinais de melhora por enquanto.
Doses de vacinas
Ao mesmo tempo que o número de casos bate recorde, o mundo está prestes a atingir um bilhão de doses de vacinas anticovid administradas.

As vacinas são um marco do ponto de vista científico pela rapidez com que foram desenvolvidas e pela eficácia, mas não são distribuídas de forma igualitária e alguns dos imunizantes geram suspeitas de autoridades e pacientes, devido a possíveis efeitos colaterais.

Neste contexto, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que nos países ricos uma em cada quatro pessoas está vacinada, enquanto naqueles com menos recursos apenas uma em 500 pessoas. E se o objetivo de todos é a imunidade coletiva em um planeta onde quase não há fronteiras, essa desigualdade pode custar caro.

Toques de recolher no Equador e na Alemanha
Na sexta-feira, as autoridades de saúde dos Estados Unidos autorizaram a retomada da imunização com a vacina do laboratório Johnson & Johnson, que foi suspensa no dia 13 de abril após casos de trombose.

"O uso da vacina Janssen contra a covid-19 deve ser retomado nos Estados Unidos", disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a agência de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, em um comunicado, considerando que os benefícios da vacina superam os riscos.

A suspensão do uso da vacina desenvolvida pelo laboratório americano havia sido decidida para investigar vários casos de mulheres que desenvolveram coágulos sanguíneos em associação com baixos níveis de plaquetas após a inoculação da vacina.

No Equador, onde quase 6.000 casos foram registrados em 24 horas e é um dos países da América Latina mais afetados pela pandemia, o governo impôs toques de recolher de 57 horas nos próximos quatro fins de semana para conter o avanço das infecções.

"O compromisso é ficar em casa (...) Tudo estará fechado, são apenas dois dias, pedimos compreensão", disse o presidente do Comitê de Operações de Emergência (COE), Juan Zapata.

E na Alemanha, ao contrário do que acontece em outros países europeus onde as restrições começam a ser levantadas, o governo decidiu reforçá-las.

Neste sábado, várias medidas, como um toque de recolher nacional, entraram em vigor, após a adoção de uma nova lei muito polêmica que reforça o poder da chanceler Angela Merkel no combate à pandemia.

O motor econômico da Europa quer ativar o que chamou de "freio de emergência" quando a taxa de incidência ultrapassar 100 por 100.000 habitantes. Atualmente a taxa é de 164.