Mais Lidas

Covid-19: Portugal decide aplicar a terceira dose para pessoas com mais de 65 anos

Idosos com mais de 80 anos e os que moram em lares de idosos terão prioridade; Pais chegou ao objetivo de imunizar 85% da população contra a doença

Brasil receberá mais de 1,9 milhão de doses de vacinas contra covid-19 via consórcio Covax Facility
Brasil receberá mais de 1,9 milhão de doses de vacinas contra covid-19 via consórcio Covax Facility -
Portugal, que alcançou seu objetivo de vacinar 85% de sua população contra a covid-19, administrará uma terceira dose para as pessoas maiores de 65 anos, anunciou nesta sexta-feira (8) a Direção Geral da Saúde (DGS).
"A vacinação é um sucesso inequívoco [...], alcançamos uma cobertura vacinal completa de cerca de 85% porque os cidadãos portugueses apoiaram o processo", declarou a responsável da DGS, Graça Freitas.
"A partir da próxima semana, começaremos a vacinar as pessoas de 65 anos ou mais com uma terceira dose de reforço", acrescentou em coletiva de imprensa.
"A prioridade serão os maiores de 80 anos e os que moram em lares de idosos", explicou Freitas, destacando que todos os que receberam sua segunda dose há mais de seis meses poderão receber uma terceira.
O regulador europeu aprovou na segunda-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech para os maiores de 18 anos, temendo que a proteção contra a covid-19 diminua depois das primeiras doses.
Ao menos quinze países começaram a administrar uma terceira dose de reforço entre sua população vulnerável, incluindo alguns da UE como França, Itália e Alemanha, sem esperar a autorização das autoridades europeias.
Segundo os dados nacionais coletados pela AFP, Portugal divide com os Emirados Árabes Unidos o primeiro lugar mundial na taxa de vacinação completa contra a covid, com 84,4%, à frente da Espanha (78%) e Singapura (77%).