Mais Lidas

Erupção do vulcão de La Palma completa um mês nesta terça-feira

O Cumbre Vieja já destruiu centenas de casas e obrigou a retirada de quase 7 mil moradores, mas não deixou vítimas; Geólogos não conseguem prever quanto tempo sua atividade ainda pode durar

Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro no sul de La Palma
Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro no sul de La Palma -
O vulcão 'Cumbre Vieja' continua lançando lava e cinzas nesta terça-feira (19) sobre a ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, onde já destruiu centenas de casas e obrigou a retirada de quase 7 mil moradores desde que começou sua erupção há um mês.
O Cumbre Vieja entrou em fase eruptiva em 19 de setembro, quando expeliu grandes rios de lava que iniciaram uma descida lenta até alcançarem finalmente o mar, dez dias depois. Apesar de a erupção não ter deixado nenhuma vítima, os ardentes fluxos de magma - cinza e laranja - destruíram tudo em seu caminho e já cobrem 763 hectares.
A lava destruiu 1.956 edifícios, incluindo centenas de casas, de acordo com os últimos dados do governo espanhol. As nuvens de cinzas emitidas incansavelmente pelo vulcão e que tingem parte da ilha de cinza, também prejudicam frequentemente as conexões aéreas com La Palma.
Um mês após o início da erupção, acompanhada também de recorrentes tremores menores, os geólogos não conseguem prever quanto tempo sua atividade ainda pode durar.
O Cumbre Vieja expulsa 10 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia e, para considerar que começa a se apagar, deveria diminuir para 400 toneladas, segundo explicou à imprensa David Calvo, porta-voz do Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan).
"Ninguém é capaz de afirmar que esse é seu fim", afirmou o chefe do governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres.
Um segundo fluxo de lava está agora a cerca de 30 metros da costa, ao oeste da ilha, e seu contato com o oceano poderia provocar emissões tóxicas.
Segundo David Calvo, este novo fluxo, cuja temperatura supera os 1.100 graus, avança muito lentamente e poderia alcançar o mar nesta terça-feira, provavelmente obrigando a confinar os moradores das áreas mais próximas.
O primeiro fluxo de lava tocou o oceano no final de setembro. Após se solidificar depois de entrar em contato com a água, gerou uma nova península que já possui 40 hectares.
Desde o início da erupção, quase 7 mil moradores desta pequena ilha atlântica de 85 mil habitantes tiveram que abandonar suas casas.
Esta é a terceira erupção de um vulcão em La Palma no último século, depois do San Juan em 1949 e do Teneguía em 1971.
Ambas deixaram três mortos no total, dois deles por inalação de gases tóxicos, embora tenham causado menos danos que o Cumbre Vieja, já que naquelas décadas a ilha era menos povoada.