Mais Lidas

O atleta cibernético

Zion forma alunos para disputar esportes eletrônicos

Competição entre as unidades da escola Zion revelou equipe
Competição entre as unidades da escola Zion revelou equipe -

Os esportes eletrônicos, conhecidos como e-Sports, movimentaram R$ 6 bilhões no país em 2018. Parte significativa dessa movimentação financeira acontece nas competições virtuais, que conquistam espaço entre os jovens. Para estimular a formação de jogadores no ramo, uma escola de entretenimento digital da Baixada montou um time de cyber atletas.

A iniciativa começou no ano passado, quando a escola Zion abriu uma competição entre as unidades. Na seletiva, onde os alunos de Duque de Caxias ganharam dos alunos de Madureira, foram selecionados seis jogadores para o time oficial. "A formação do time nasceu de uma ideia de marketing. No entanto, percebemos que nossos alunos também queriam se tornar jogadores", diz Vitor Donato, diretor comercial da Zion.

Com idades entre 15 e 20 anos, o grupo sonha com o reconhecimento profissional, além da oportunidade de geração de renda. "Há seis anos que espero por este momento. Quero me dedicar ao máximo e ver até onde posso chegar como jogador profissional", diz Ruan Medeiros.

Além de uma ajuda de custo e atenção de um coach, contratado para orientar o grupo, os jogadores têm bolsa integral e treinamento online. E, em breve, poderão se exercitar no centro de treinamento da escola (game office), em fase de construção.

No ano passado, o setor de games na América Latina avançou 19%, movimentando R$ 492 bilhões. A expectativa é de que a indústria de games alcance 50% de crescimento no mercado financeiro nos próximos dois anos. Neste ano, o time da Zion se prepara para uma seletiva que dá direito à participação em um campeonato correspondente à segunda divisão do jogo Legue of Legends. Para isso, os jovens se encontram três vezes por semana.

Competição entre as unidades da escola Zion revelou equipe Divulgação / Zion
Alunos de escola de games disputaram campeonato interno antes de se tornarem jogadores profissionais Divulgação / Zion