Há quatro anos, a design de moda Monah Pressato, de 33 anos, foi mãe pela primeira vez. E junto com a pequena Malu veio o questionamento sobre sua posição no mercado de trabalho e o pouco tempo que teria pra ficar com a filha. A solução encontrada pela carioca foi começar a produção de acessórios infantis em casa, com estampas diferenciadas e exclusivas. O empreendimento deu tão certo que, do ano passado para cá, a venda dos itens dobrou.
Assim como Monah, diversas mães investiram em empresas que criaram soluções para ajudar outras mães nos cuidados com os filhos. Segundo pesquisa da Rede Mulher Empreendedora, 75% das mulheres brasileiras abriram seus próprios negócios após terem filhos. Já o Sebrae constatou que, em 2018, pouco mais de 50% das novas empresas no Brasil foram criadas pelo público feminino. "O mercado é cruel e isso facilita uma mãe a se aventurar no empreendedorismo", lembrou Monah.
A empresa que ela criou é a loja online 'Coiseteria' (www.coiseteria.com). Os itens que produz são balanços, protetores de carrinho, trocadores portáteis e outros artigos para crianças, todos desenhados por ela e costurados por sua mãe.
A profissional de marketing Miriam Vargas, de 41 anos, seguiu caminho semelhante. Ela aproveitou a paixão por viagens para criar uma agência focada em famílias com crianças, a 'Clube Mom's' (www.clubemoms.com.br). A ideia veio após o nascimento do seu segundo filho, Bernardo, de 7 anos. "Percebi a carência de informações e resolvi apostar. Como mãe, sei o que é relevante para outras mães num viagem com crianças pequenas", conta Miriam, que vende mais de mil pacotes de viagens por mês e conta com uma filial em Orlando, nos Estados Unidos. A agência também oferece descontos nos passeios.