O setor de franquias segue com resultados positivos no momento em que boa parte da economia do país ainda se refaz da crise. É o que mostra o balanço do primeiro trimestre deste ano, divulgado na última semana pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o estudo, o faturamento de janeiro a março cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano passado: passou de R$ 38,7 bilhões para R$ 41,4 bilhões. Os setores com melhor desempenho foram os de casa e construção, serviços automotivos, comunicação, informática e eletrônicos e saúde, beleza e bem-estar.
"Os últimos quatro anos têm sido a prova de fogo para o franchising brasileiro. E o setor mostrou resiliência mantendo resultados positivos. A expectativa este ano é voltarmos a crescer em dois dígitos, e fechar dezembro com 10% de aumento no faturamento. Mas, para isso, é preciso que a Reforma da Previdência seja aprovada", destaca Beto Filho, presidente da ABF Rio.
Para o executivo, a resistência das franquias se deve à capacidade de o setor entender as movimentações do mercado e promover as adaptações necessárias com rapidez. "São marcas consolidadas, com estrutura profissional e inteligência empresarial para reagir e manter o negócio", diz Beto Filho.
No segmento de serviços automotivos, a Acquazero aposta no modelo sustentável de lavagem de carros com produtos biodegradáveis. "Com isso, usamos apenas 300 ml de água. A sustentabilidade é cada vez mais exigida pelos clientes, que têm avaliado, nas decisões de compra, a responsabilidade dos processos produtivos das empresas", aponta Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, franquia com investimento inicial a partir de R$ 10 mil.