Depois de 12 anos trabalhando como consultor em vendas, Gustavo Malavota percebeu que o conhecimento das técnicas para um bom desempenho ficava restrito às grandes empresas. A alternativa que encontrou para tornar as práticas acessíveis foi criar o Instituto Vendas, que surgiu em janeiro de 2016 para atender, como diz, o barraqueiro, o MEI, o entregador, o ambulante, o autônomo.
"Ao criar o instituto, meu objetivo de vida passou a ser divulgar o conhecimento que adquiri de forma colaborativa e ao máximo de pessoas possível. Quero ajudar quem precisa ter êxito nos negócios para levar mais dinheiro para suas famílias. E esse é o perfil dos pequenos comerciantes", diz.
Nas ações de capacitação que oferece, Malavota instrui o público sobre os dez passos que formam o 'Move' (Método de Orientação para Vendas), que desenvolveu no instituto. As etapas vão desde à qualificação profissional às estratégias de fidelização de clientes (veja ao lado).
Gustavo Malavota garante que, se aplicados de forma estruturada, constante e consciente, os resultados serão positivos. "São ações que qualquer um pode aplicar e se empoderar comercialmente. Não apenas o vendedor clássico, mas qualquer tipo de profissional", diz.
O Instituto Vendas desenvolve quatro programas de capacitação. No treinamento 'In Company', Malavota passa dois meses na empresa para diagnosticar suas necessidades: "Em seguida, preparamos o material de orientação e aplicamos os dez passos. Esse programa vai de seis meses a um ano".
A outra atividade para empresas são as palestras, com duração de uma ou duas horas.