Mais Lidas

Roubos em série a ônibus

Pelo menos três coletivos foram assaltados na Ilha e na Av. Brasil

Passageira do ônibus do aplicativo disse que optou pelo transporte por considerá-lo mais seguro
Passageira do ônibus do aplicativo disse que optou pelo transporte por considerá-lo mais seguro -

Pelo menos três ônibus foram assaltados ontem de manhã, na Ilha do Governador e na Avenida Brasil. Segundo relatos das vítimas, dois ataques foram cometidos pelo mesmo bando. Entre o integrantes estava uma mulher, responsável por fazer sinal para um dos coletivos parar. Os crimes aconteceram entre 6h30 e 8h. No total, pelo menos 80 pessoas estavam nos três veículos, mas apenas 10 procuraram a delegacia, de acordo com a Polícia Civil.

Um dos ônibus atacados era da Viação Ideal, linha Bancários-Castelo, quando passava pela Estrada do Galeão, próximo à base aérea. O coletivo é cadastrado em um aplicativo e para no ponto apenas para usuários que agendaram a viagem pelo programa.

Mas segundo uma passageira, o motorista parou no ponto às 6h30, após a criminosa fazer sinal, porque havia notificação de que faltava pegar uma passageira. O motorista acreditou que a mulher fosse a usuária do serviço, porém notou o engano e, enquanto explicava para ela que não poderia levá-la, três bandidos invadiram o ônibus e anunciaram o assalto. Um ladrão ficou com a arma apontada para a cabeça do motorista, enquanto os outros recolhiam os pertences das vítimas.

Os criminosos obrigaram o motorista a sair do itinerário e desceram na Avenida Brasil, na altura do Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso. As vítimas foram para a 21ª DP (Bonsucesso) registrar a ocorrência.

Outro assalto foi a um ônibus da Viação Flores, da linha Bom Pastor-Candelária, interceptado na Avenida Brasil, altura do Parque União, pelo mesmo bando que assaltou passageiros da Ideal.

No terceiro ataque, a um ônibus da Viação Reginas, linha Central-Magé, três homens entraram no veículo e anunciaram o assalto. "Um estava armado e os outros dois pularam a roleta. Roubaram o celular da minha mão", contou o passageiro Jackson Monteiro.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2019, foram registrados 2.723 roubos a ônibus no estado. 

Passageira do ônibus do aplicativo disse que optou pelo transporte por considerá-lo mais seguro Antonio Puga / Agência O DIA
Veículo da linha Bancários/Castelo, da Ideal, foi assaltado às 6h30, na Ilha do Governador Antonio Puga / Agência O DIA
Passageiros do coletivo Bom Pastor/Castelo foram assaltados na manhã desta sexta-feira Antonio Puga / Agência O DIA